Mulher rural é tema de livro de pesquisadora do IEA

            Já está à venda na internet e em livrarias o livro Mulher rural: eminência oculta (Selo Alínea), da pesquisadora Nilce da Penha Migueles Panzutti, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). O livro busca compreender o significado social do trabalho feminino e a inserção produtiva e reprodutiva de um grupo de mulheres da produção familiar do algodão.
            É resultado de pesquisa de campo com produtores de algodão, na qual a autora verificou 'a contradição instigante entre o comportamento discreto das mulheres, que se pronunciavam apenas quando solicitadas por seus maridos, e a importância das informações fornecidas sobre a produção: quantidade produzida na última safra e nas anteriores, marcas e quantidades de adubos ou ´veneno´ aplicados na plantação, preços dos tratores adquiridos, formas de aquisição e outras informações que revelavam uma relação muito estreita entre a mulher e a produção'. A partir dessa constatação, questionou-se o real papel da mulher nesse processo.
            O preço de capa foi estipulado em R$ 25,00, mas o livro pode ser adquirido com desconto por R$ 20,00 no endereço:  http://www.atomoealinea.com.br/carrinho.asp?codigo_produto=372&ato=FIM.

 

Data de Publicação: 10/01/2007

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor