Pesquisadora do IEA participa de livro sobre o Nordeste brasileiro

            Estudo da pesquisadora Soraia de Fátima Ramos, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é um dos capítulos do livro Difusão do agronegócio e novas dinâmicas socioespaciais, publicado em 2006 pelo Banco do Nordeste do Brasil e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A publicação tem como organizadores os professores Denise Elias, da Universidade Estadual do Ceará, e Renato Pequeno, da Universidade Federal do Ceará.

            O artigo “Uso agrícola do território e os espaços liminosos da fruticultura irrigada no semi-árido brasileiro”, de Soraia Ramos, encontra-se na parte 2 da publicação. O estudo é parte de um conjunto de artigos sobre diferentes aspectos da realidade socioespacial das áreas mais dinâmicas do agronegócio da região Nordeste, segundo os organizadores da publicação.
            O objetivo é oferecer sugestões para o reconhecimento dos processos de (re)produção dos espaços agrícolas recentemente incorporados aos circuitos produtivos do agronegócio globalizado. Também visa discutir os impactos para o incremento da urbanização e da produção dos espaços urbanos não-metropolitanos. É que “o agronegócio globalizado requer a unidade indissociável, complementar e contraditória entre o campo e a cidade, sob comando do mundo urbano”.
            Um exemplar da publicação encontra-se disponível para consulta na biblioteca do IEA. Outras informações sobre a obra podem ser obtidas pelo e-mail deniselias@uol.com.br.

Data de Publicação: 01/03/2007

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor