Cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto

A grande demanda impulsionada pelo mercado de álcool, força motora da expansão canavieira, no Brasil, abre oportunidade para os fornecedores de cana que ainda mantêm custos de produção competitivos e que, neste contexto, são interessantes às usinas. A demanda crescente por álcool e açúcar no mercado internacional implica nos investimentos em expansão de área de produção. Entretanto, os aumentos de produtividade passam a ser o fenômeno, numa região cuja expansão ocorreu em anos anteriores.

É importante observar a evolução da produção canavieira numa região de destaque como é a de Ribeirão Preto. O Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Ribeirão Preto engloba os municípios de Brodósqui, Cajuru, Cássia do Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Luis Antônio, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passaquatro, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.

Para essa região, o grande aumento de área de cana ocorreu na década de 1990, cujo período apresentou taxa de variação total de 24,53% (a variação anual média foi de 2,61%). O período de 2000 a 2007 apresentou variação menor, uma vez que houve saturação das áreas de produção na região, com taxa de variação total de 2,06% (variação anual média 0,58%). A produção teve comportamento inverso, pois o maior incremento se deu no segundo período analisado. Houve um ganho de 24,28% na produção de cana em toneladas, na década de 1990 (média das variações anuais de 2,81%). No período 2000-2007, o incremento da produção foi menor, com variação total de 9,08% e média das variações anuais de 0,95%. Portanto, verifica-se uma diminuição proporcionalmente maior na intensidade de expansão de área em relação ao primeiro período do que na diminuição dos incrementos de produção (figura 1).

             Na safra 2006/07, a área de novos canaviais, no EDR de Ribeirão Preto, foi de 27.650 hectares (aumento de 9,18%) para um total estadual de 301 mil hectares. Isto representa uma produção regional de 23,6 milhões de toneladas, segundo o levantamento subjetivo de novembro de 2006 do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). 


              A produtividade da região aumentou 7,17% no período 2000-2007, com média das variações anuais de 0,37%, atingindo 78 toneladas por hectare em 2006.  Na década de 1990, a variação média da produtividade ficou em -0,34% (figura 2).

              A evolução da produtividade média do período 1983-1993 em relação a 1994-2005, por município do EDR de Ribeirão Preto, mostra que os municípios que participam com menor produção e área, em relação ao total, tiveram a maior variação das médias dos períodos considerados (figura 3).

           Vale ressaltar que os levantamentos subjetivos, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), refletem uma estimativa cuja comparação, neste caso, é feita entre médias de períodos de dez anos. Os municípios de Ribeirão Preto e de Guatapará foram os que apresentaram a maior redução de produtividade em toneladas por hectare.

Os municípios de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Jardinópolis, Luiz Antônio, Guatapará e Pontal respondem por mais de 50% da área e da produção (em toneladas) em relação ao total do EDR (figuras 4 e 5).1

 
Fonte: Instituto de Economia Agrícola - IEA / APTA.
 
 

 
Fonte: Instituto de Economia Agrícola - IEA / APTA.



_______________________________________________
1 Artigo registrado no CCTC-IEA sob número HP-20/2007.

Data de Publicação: 28/03/2007

Autor(es): Thomaz Fronzaglia (thomazfronzaglia@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor