Ciclo Debates IEA 65 anos: Seminário Segurança Alimentar, em outubro

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove, no dia 17 de outubro às 14:00hs, na cidade de São Paulo, o seminário “Segurança Alimentar”. O evento faz parte do Ciclo de Debates IEA 65 anos que comemora o aniversário da instituição.

            Serão palestrantes do seminário a professora Maristela Simões do Carmo, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e da Unicamp, e a coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Marilena Lazzarini.

            Maristela é graduada em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), com mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela própria USP e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Além da Unesp, é professora-voluntária da Unicamp e atua na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais. Trabalha com temas como desenvolvimento econômico, administração rural e economia rural. É também membro do corpo editorial da Revista de Economia Agrícola, da Scientia Agricola e da Revista de Economia e Sociologia Rural. Já trabalhou como pesquisadora no IEA.

            Marilena é graduada em Agronomia pela ESALQ-USP, com especialização em Economia Regional e Urbana pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, tendo cursado também disciplinas do mestrado em Economia Aplicada à Administração da Fundação Getúlio Vargas. Participou do grupo de trabalho que criou o Sistema Estadual de Proteção ao Consumidor (PROCON) e foi diretora-executiva do órgão. Coordenou projetos de abastecimento alimentar na Secretaria de Agricultura e na Secretaria de Negócios Metropolitanos do Estado de São Paulo, além de ter trabalhado no IEA. Foi fundadora do IDEC, do qual é coordenadora, e preside a Consumers International, organização não-governamental que congrega 264 organizações de defesa do consumidor em 115 países.

            O Ciclo de Debates IEA 65 anos prevê ainda o seminário “Gerenciamento de risco no agronegócio”, em novembro.
 
            O seminário “Segurança Alimentar” será realizado no auditório do IEA, que fica na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, à Avenida Miguel Stéfano, 3900 - Água Funda, São Paulo, capital. A confirmação de presença deve ser feita através do e-mail cct@iea.sp.gov.br.

 
Ciclo de Debates
 
Dia/Mês
 

Horário

Tema
 
Palestrantes
 
04/07/07
14:00 às 16:30 Política de Bioenergia Ricardo Abramovay (FEA/USP)

Guilherme Dias (FEA/USP)

César Roberto Leite da Silva (mediador)

       
15/08/07
9:30 às 12:00 Política Econômica e Renda na Agricultura José Garcia Gasques (MAPA)

José Roberto Mendonça de Barros (MB Associados)

Maria Auxiliadora de Carvalho (mediadora)

       
19/09/07
14:00 às 16:30 Organização e Desenvolvimento Territorial Arilson Favareto  (UFABC)

Sonia Bergamasco (UNICAMP)

Maria Célia Martins de Souza (mediadora)

       
17/10/07
14:00 às 16:30 Segurança Alimentar Maristela Simões do Carmo (UNESP)

Marilena Igreja Lazzarini (IDEC)

Geni Satiko Sato (mediadora)

       
28/11/07
14:00 às 16:30 Gerenciamento de Risco no Agronegócio Ivan Wedekin (BMF)

Geraldo Santana (ESALQ/USP)

Elizabeth Alves e Nogueira (mediadora)

Data de Publicação: 21/09/2007

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor