Técnico do IEA recebe prêmio por livro sobre jornalismo econômico

            O jornalista e assistente técnico de pesquisa José Venâncio de Resende, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebe no dia 10 de outubro o “Prêmio Clio de 2007” da Academia Paulistana de História, pelo livro “Construtores do Jornalismo Econômico – da cotação do boi ao congelamento de preços”. O 30º. Prêmio Clio vai homenagear 20 autores brasileiros, em áreas como política, economia, religião e artes.

            O Prêmio Clio é uma referência à deusa grega Clio (musa da história), uma das nove filhas do deus Zeus musas das artes e ciências. O livro de José Venâncio, publicado pela Ícone Editora, aborda o surgimento e a evolução do jornalismo econômico, as correntes ortodoxa e heterodoxa, os precursores do jornalismo de negócios, a profissionalização do jornalismo agrícola, o papel da Gazeta Mercantil, a economia na imprensa alternativa e a transição para a democracia, culminando com o Plano Cruzado.

            Em 30 anos da Academia Paulistana de História, mais de 300 obras receberam o Prêmio Clio. Um dos premiados foi o livro “ESALQ 100 anos – Um olhar entre o passado e o futuro”, referente ao centenário da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).

            O prêmio será entregue em evento-almoço, às 13 horas do dia 10 de outubro no Terraço Itália, centro da capital paulista.

Data de Publicação: 02/10/2007

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor