Palestra sobre uso de imagens de satélite para mapear área de cana tem nova data

            A palestra "Mapeamento da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo por meio de imagens de satélite", do pesquisador Bernardo Friedrich Theodor Rudorff do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), tem nova data: 24 de outubro, às 14 horas. O evento não aconteceu no dia 26 de setembro por falta de energia elétrica na região da capital paulista onde está localizado o prédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
A palestra é promovida pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rudorff é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado pelo INPE e doutorado pela University of Maryland (Estados Unidos).

            A implementação de métodos operacionais para avaliação das safras agrícolas tem sofrido algumas limitações, apesar do potencial de imagens de sensoriamento remoto para diversas aplicações no setor agrícola. Mas a cana-de-açúcar possui características favoráveis para a sua identificação em imagens de satélites por ser uma cultura semi-perene e plantada em grandes áreas.

            Na palestra, o pesquisador do INPE vai apresentar os principais resultados do projeto Canasat, que visa estabelecer uma ponte entre o conhecimento adquirido através de pesquisas com imagens de sensoriamento remoto e o uso operacional destas imagens para a avaliação da área cultivada com cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. De acordo com o trabalho, nos últimos cinco anos (2003-2007), a área total cultivada no Estado aumentou em 40%, atingindo 4,22 milhões de hectares.

            A palestra será apresentada no auditório do IEA, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Avenida Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda – Capital. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cct@iea.sp.gov.br.

 

Data de Publicação: 05/10/2007

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor