Preços agropecuários: alta de 2,74% na segunda quadrissemana de outubro

            O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1 registrou, na segunda quadrissemana de outubro de 2007, alta de 2,74%, influenciada pelos produtos de origem vegetal (IqPR-V) que tiveram variação positiva de 6,37%. Já os produtos de origem animal (IqPR-A) apresentaram queda de 4,74% (Tabela 1). Depois do recuo na quadrissemana anterior, os preços voltaram a subir nesta quadrissemana.

Tabela 1. Variação do IqPR, Estado de São Paulo, 2ª quadrissemana de outubro de 2007

            Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice, a variação do IqPR atinge 5,21% e o IqPR-V salta para 14,89%, graças principalmente à alta nos preços do tomate para mesa, da batata, da laranja para indústria, do milho e da banana nanica (Tabela 2).

Tabela 2 - Variações das cotações dos produtos, Estado de São Paulo, 2ª quadrissemana de outubro de 2007

            Os produtos do IqPR que apresentaram maior alta são: tomate para mesa (34,22%), batata (24,81%), laranja para indústria (17,10%), milho (16,35%), banana nanica (16,20%), feijão (15,54%), arroz (13,26%) e laranja para mesa (12,42%) (Tabela 2).

            No período analisado, para os preços em geral, o prolongamento do período anual de seca reflete-se em pressões altistas. Em função disso, o aumento nas cotações do tomate de mesa é resultado da redução da oferta do produto, fator que também afetou as cotações da batata, já que ocorreu uma redução da área plantada em ambos os produtos.

            Para o feijão, a valorização se dá em virtude da sazonalidade associada ao atraso do plantio devido à estiagem prolongada. Os preços desse alimento básico dispararam, mas com reduzido efeito sobre a renda do produtor, pois há muito pouco produto disponível. As primeiras colheitas da safra das águas deverão entrar no mercado no prazo de 20 a 30 dias.

            Os produtos que apresentaram queda de preços na segunda quadrissemana de outubro são: carne frango (11,14%), ovos (10,16%), carne bovina (3,47%) e cana-de-açúcar (2,14%) (Tabela 2).

            No caso de ovos, carne de frango e carne bovina, a queda está associada à ligeira retração das vendas no varejo, devido ao alto preço praticado; ou seja, ocorreu um ajuste nos valores praticados, que conseqüentemente refletiu nos preços pagos para os produtores. Para cana-de-açúcar, a queda da cotação continua sendo em função da baixa dos preços dos produtos finais (açúcar e álcool).

            No período analisado, 16 produtos apresentaram alta de preços, dos quais 13 de origem vegetal e três de origem animal, enquanto apenas quatro produtos tiveram queda (um vegetal e três do segmento animal).
___________________________________________________
¹A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 16/09/2007 a 15/10/2007 e base = 16/08/2007 a 15/09/2007.

 

Data de Publicação: 19/10/2007

Autor(es): Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Raquel Castelluci Caruso Sachs (raquelsachs@apta.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor