Safra de verão 2007/08: área cultivada pode cair 1,7% em SP, para 1,3 milhão de ha

          A área plantada dos sete principais produtos da safra de verão deverá cair 1,7%, para 1,3 milhão de hectares, no Estado de São Paulo, segundo intenção de plantio realizada em setembro pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O primeiro levantamento da safra 2007/08 foi influenciado pela “presença de adversidades climáticas desfavoráveis ao preparo do solo e plantio, especificamente a falta de chuvas”, de acordo com os pesquisadores do IEA.

          A área de milho foi estimada em 681,5 mil hectares, com pequeno decréscimo de 0,3%. Este quadro poderá ser revertido em caso de melhora nos preços pagos aos agricultores e nas condições climáticas para o plantio, dizem os técnicos do IEA. Ainda nesta safra, aguarda-se o aumento de 5,1% na área do cereal nas regiões de Avaré, Itapeva e São João da Boa Vista, com investimentos na instalação de pivôs por parte de grandes grupos do agronegócio.

          No caso da soja, a expectativa é de maior queda na área (6,2%), para 455,9 mil hectares. Além do clima, a incidência da ferrugem asiática e preços inferiores aos do milho contribuíram para este desempenho. Entretanto, os técnicos do IEA observam que o cenário pode mudar devido às possibilidades de melhores cotações para o farelo e o óleo, além da dificuldade de mudança repentina de atividade e de investimentos em irrigação.

          Para os demais produtos, a área plantada do feijão das águas deve diminuir 2,4%, para 68,7 mil hectares, e a área do algodão deve encolher 1,7%, para 31,5 mil hectares. Por outro lado, a previsão é de a área cultivada com amendoim das águas crescer 15,3%, para 69 mil hectares, enquanto a área de arroz deve atingir 22,7 mil hectares (acréscimo de 4,7%).

 

          Clique aqui para ver a íntegra do estudo.

 

Veja também estudos anteriores:

  Junho/2007

  Abril/2007

  Fevereiro/2007

  Novembro/2006

 

Data de Publicação: 27/11/2007

Autor(es): Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor