Floricultura: desempenho do comércio exterior em 2007

            As exportações dos produtos da floricultura brasileira atingiram em 2007, o valor de US$35,3 milhões, o que representou um aumento de 9,1% em relação ao ano anterior, segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (SECEX/MDIC)1.

            Por outro lado, valor das importações no período (US$10,8 milhões) teve crescimento expressivo de 23,2% em comparação ao valor de 2006. O saldo comercial apresentou superávit de US$24,5 milhões em 2007, representando crescimento de 3,9% no ano em questão (Tabela 1).

Tabela 1 - Balança Comercial Brasileira dos Produtos da Floricultura, 2006 e 2007

(Milhões de US$ FOB)

2006
2007
Var. %
Exportação
32,3
35,3
9,1
Importação
8,8
10,8
23,2
Saldo
23,6
24,5
3,9


Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA) com base em SECEX (2008).

            A análise da tendência histórica evidencia que no período de 1997 a 2002, os valores da balança comercial brasileira oscilaram num certo intervalo de patamares, apresentando aproximadamente a mesma tendência de crescimento. A partir de 2003, enquanto os valores tanto das exportações como do saldo comercial cresciam concomitantemente o valor das importações apresentavam tendência decrescente até 2005. A partir desse ponto, a tendência é de crescimento no valor importado por dois anos consecutivos (Figura 1).

            O valor exportado da floricultura brasileira em 2007, apresentou variação positiva em três grupos2 de produtos (mudas, bulbos e folhagens) e números negativos no caso de flores frescas. O grupo de mudas ocupa o primeiro lugar nas exportações com US$15,3 milhões, representando 43,4% do valor total exportado e crescimento de 6,3%. Por outro lado, o grupo de bulbos apresentou melhor desempenho em valor exportado (+39,8%) embora no segundo lugar no valor de exportado (US$14,0 milhões). Em terceiro lugar, o grupo de flores frescas deteve a fatia de 10,7% (US$3,8 milhões), porém com menor desempenho (-29,0%). Por último, o grupo de folhagens - com a fatia de 6,1% (US$2,2 milhões) do valor total exportado - apresentou variação positiva de pequena magnitude (+1,5%) (Figura 2).

Figura 1 - Balança Comercial Brasileira dos Produtos da Floricultura, 1997 a 2007.

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA) com base em SECEX (2008).

Figura 2 - Balança Comercial Brasileira dos Produtos da Floricultura, por Grupo, 2006 e 2007.

 

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA) com base em SECEX (2008).

            Holanda e Estados Unidos continuam como parceiros comerciais mais importantes da floricultura brasileira entre os 38 países de destino em 2007, sendo responsáveis por 78,4% do valor das exportações brasileiras do setor. O primeiro continua imbatível como destino principal em termos de valor comercializado (US$20,2 milhões), respondendo por 57,3% do total, além de apresentar resultado consistente (+22,9%) em relação ao período anterior. Em segundo lugar no ranking de países de destino, os Estados Unidos ocupam 21,1% da fatia exportada com US$7,4 milhões apresentando, no entanto, tímido crescimento (+1,6%). Outros destinos de destaque em termos de volume são Itália (7,0%), Japão (2,3%) e Bélgica (2,1%). Os países que já foram clientes de produtos da floricultura brasileira em 2006, mas sem registro das transações na base de dados da SECEX durante 2007, são: Hungria, Namíbia, Guatemala, Cabo Verde, África do Sul, Suriname, Nova Caledônia, Costa Rica e República Centro Africana. No conjunto, esses países movimentaram cerca de US$110,2 mil em 2006 (Tabela 2).

            Um indicador importante para os exportadores brasileiros é o valor da exportação mensal e sua variação em relação ao período anterior, para fins de prospecção de demanda e futuro contato com clientes. Embora o incremento no valor das exportações mensais em 2007, tenha ocorrido também nos meses de janeiro (+15,0%), março (13,3%) e julho (+11,3%), o destaque não só em comparação a 2006, mas também em relação aos dados desde 2003, fica para o crescimento anual de agosto (+67,3%) (Figura 3)3.

            A análise do desempenho do comércio exterior brasileiro em 2007, em comparativo ao ano anterior, revela um dado preocupante para o setor: para um crescimento líquido de US$2,9 milhões no valor exportado, o crescimento no valor importado correspondente foi de US$2,0 milhões, isto é, grande parte do resultado favorável líquido nas exportações foi realizada às custas da divisa nacional. Além disso, preocupa-se também com a queda significativa no valor das exportações de flores para buquês da ordem de 29%.

            Outro ponto a ser melhor estudado é o caso dos Estados Unidos que embora continue como segundo parceiro comercial mais importante da floricultura brasileira, em 2007, apresentou um acréscimo muito conservador de apenas +1,6% no valor comercializado a este destino.

            Como indicador positivo, os analistas de mercado e os agentes do setor de flores devem atentar para o r favorável apresentado pela Alemanha (+69,5% no valor exportado) passando de US$359 milhões em 2006, para US$608 milhões em 2007. Outro parceiro comercial do Brasil de destaque em termos de oportunidades é o Paraguai que apresentou crescimento anual de 7.531,1%, passando do ranking de 33a em 2006, para 14a posição.

Tabela 2 - Exportação dos Produtos da Floricultura Brasileira, por País de Destino, 2006-2007


Países
2006
2007
Var. % 2007/06
US$ FOB
Ranking
Part. %
US$ FOB
Ranking
Part. %
Part. acum. %
Holanda
16.461.654
1
50,9
20.223.474
1
57,3
57,3
22,9
EUA
7.315.232
2
22,6
7.428.815
2
21,1
78,4
1,6
Itália
2.728.302
3
8,4
2.455.798
3
7,0
85,3
-10,0
Japão
1.133.061
4
3,5
809.744
4
2,3
87,6
-28,5
Bélgica
713.434
6
2,2
755.384
5
2,1
89,8
5,9
Canadá
566.951
7
1,8
638.964
6
1,8
91,6
12,7
Alemanha
358.977
10
1,1
608.290
7
1,7
93,3
69,5
Portugal
542.282
8
1,7
576.660
8
1,6
95,0
6,3
Espanha
476.920
9
1,5
328.110
9
0,9
95,9
-31,2
Chile
87.544
16
0,3
223.928
10
0,6
96,5
155,8
Argentina
153.810
13
0,5
212.442
11
0,6
97,1
38,1
México
280.042
11
0,9
195.339
12
0,6
97,7
-30,2
Uruguai
782.413
5
2,4
170.580
13
0,5
98,2
-78,2
Paraguai
1.300
33
0,0
99.204
14
0,3
98,4
7.531,1
Suíça
215.497
12
0,7
64.446
15
0,2
98,6
-70,1
Rep. Tcheca
11.838
24
0,0
62.956
16
0,2
98,8
431,8
Polônia
92.769
15
0,3
59.901
17
0,2
99,0
-35,4
França
18.682
21
0,1
51.551
18
0,1
99,1
176,0
Reino Unido
40.119
19
0,1
46.467
19
0,1
99,2
15,8
Rússia
4.762
29
0,0
38.676
20
0,1
99,4
712,2
Angola
27.670
20
0,1
35.865
21
0,1
99,5
29,6
Dinamarca
132.967
14
0,4
33.336
22
0,1
99,6
-74,9
Equador
10.300
25
0,0
27.835
23
0,1
99,6
170,2
Índia
-
-
-
25.300
24
0,1
99,7
-
Venezuela
-
-
-
23.700
25
0,1
99,8
-
Hong Kong
9.140
26
0,0
16.017
26
0,0
99,8
75,2
China
45.484
18
0,1
15.778
27
0,0
99,9
-65,3
Irlanda
-
-
-
15.000
28
0,0
99,9
-
Gâmbia
-
-
-
9.100
29
0,0
99,9
-
Grécia
-
-
-
5,981
30
0,0
99,9
-
Taiwan
544
36
0,0
5.030
31
0,0
100,0
824,6
Bolívia
495
38
0,0
4.098
32
0,0
100,0
727,9
Tailândia
700
35
0,0
2.648
33
0,0
100,0
278,3
Peru
5.000
28
0,0
2.539
34
0,0
100,0
-49,2
Noruega
-
-
-
2.276
35
0,0
100,0
-
Rep. Dominicana
-
-
-
1.781
36
0,0
100,0
-
Haiti
-
-
-
1.242
37
0,0
100,0
-
Colômbia
1.040
34
0,0
131
38
0,0
100,0
-87,4
Hungria
66.158
17
0,2
-
-
-
-
-100,0
Namíbia
16.998
22
0,1
-
-
-
-
-100,0
Guatemala
12.246
23
0,0
-
-
-
-
-100,0
Cabo Verde
5.937
27
0,0
-
-
-
-
-100,0
África do sul
3.273
30
0,0
-
-
-
-
-100,0
Suriname
3.155
31
0,0
-
-
-100,0
Nova Caledônia
1.729
32
0,0
-
-
-
-
-100,0
Costa Rica
518
37
0,0
-
-
-
-
-100,0
Rep. Centro Africana
208
39
0,0
-
-
-
-100,0
Total
32.329.151
100,0
35.278.392
100,0
9,12

Fonte: Instituto de Economia Agrícola com base em SECEX (2008).


Figura 3 - Exportação Mensal dos Produtos da Floricultura Brasileira, 2003 a 2007.

Fonte: Instituto de Economia Agrícola com base em SECEX (2008).

_____________________________________________________________________
1Considerou-se nesta análise o grupo de produtos especificados na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM 06) da Secretaria de Comércio Exterior. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SECEX/MDIC). Exportação, importação e o saldo da balança comercial brasileira de plantas vivas e produtos da floricultura. Disponível em: <http://aliceweb.mdic.gov.br/consulta_nova/resultadoConsulta.asp>. Acesso em: 16 jan. 2008.
2O Capítulo 06 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é composto por quatro agrupamentos de produtos: de Bulbos (bulbos, tubérculos, rizomas etc.), de Mudas (mudas de plantas ornamentais, de orquídeas etc.), de Flores (flores cortadas para buquês, frescas ou secas) e Folhagens (folhas, folhagens e musgos para floricultura). No grupo de mudas, estão incluídos os de não-ornamentais como café, cana e videira, em valores ínfimos.

Palavras-chave: produtos da floricultura, flores, exportação, comércio exterior.

 

Data de Publicação: 30/01/2008

Autor(es): Ikuyo Kiyuna Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Paulo José Coelho (pjcoelho@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor