Uma grande perda para a economia agrícola do Brasil e do mundo

No dia 4 de maio faleceu nos Estados Unidos, onde nasceu, o Prof. G. Edward Schuh, aos 77 anos, vítima de complicações de cirurgia cardíaca. Formado em 1952, foi professor visitante da Universidade Federal de Viçosa de 1963 a 1965 onde conheceu Ignez, com quem se casou e viveu desde então. Este também foi o início de sua ligação com o Brasil.

Ao longo de sua carreira tornou-se um dos mais influentes brasilianistas e teve contribuição relevante para o entendimento da economia agrícola brasileira. Foi também um grande colaborador do IEA, em vários momentos de sua vida. Na redação do famoso livro vermelho do IEA, publicado em 1972, Schuh teve participação marcante na análise e interpretação do desenvolvimento da agricultura paulista.

Em 1971-72,  lecionou desenvolvimento econômico no programa de Pós-Graduação da ESALQ / USP  e, mais recentemente, em 2007 foi professor visitante da ESALQ e pesquisador do CEPEA.

A economia agrícola do Brasil e de muitos países pobres do mundo deve muito a ele. Os muitos prêmios que recebeu dão uma idéia da importância de sua contribuição científica. No Brasil, em 2004 Schuh foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER) como sócio legendário, em reconhecimento ao conjunto de sua obra em economia agrícola. Em 2005 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico como reconhecimento por sua contribuição ao avanço da ciência no Brasil.

 

Data de Publicação: 19/05/2008

Autor(es): Maria Auxiliadora de Carvalho (macarvalho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor