POLITICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IEA

            Para atender especificamente as atribuições relacionadas à capacitação e transferência do conhecimento, diversas atividades são desenvolvidas no Instituto de Economia Agrícola (IEA). Dentre esses serviços prestados à sociedade, destaca-se uma política de Iniciação Científica (IC) que vem sendo aprimorada ano a ano através de bolsas financiadas pela Instituição em convênios com a Secretaria de Planejamento e Gestão do estado de São Paulo e com universidades.

            Estruturada em 2008, a nova política de iniciação científica (IC) do Instituto de Economia Agrícola (IEA) se coloca como um espaço de integração entre as pesquisas e estudos desenvolvidos no Instituto e a política pedagógica das universidades dos bolsistas de IC. Seguindo essa diretriz, o IEA organiza sua política de iniciação científica atentando para a unidade entre Ensino e Pesquisa, dando relevância na formação de novos pesquisadores para o desenvolvimento científico do país. Justifica-se esse instrumento de política pública do Instituto de Economia Agrícola (IEA) a intenção de fomentar a propagação do conhecimento científico frente aos desafios da gestão da pesquisa em ciência e tecnologia no Estado de São Paulo e Brasil. Perante os gargalos existentes na temática e conciliando ao know-how acumulado na instituição durante décadas de atuação acredita-se na pertinência de sua execução.

              Como principal instrumento de Iniciação Científica, apresenta-se a parceria com Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da Secretaria de Planejamento e Gestão do estado de São Paulo. Através desse programa a CIEE dedica-se às atividades de recursos humanos para a área pública, tendo como destaque o Programa de IC e estágios para estudantes de nível superior e ensino médio. Nos contratos firmados as bolsas de estudos são pagas integralmente pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA).

             Outra parceria iniciada em 2008 foi o convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Campus Botucatu, Faculdade Ciências Agronômicas - FCA, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Nesse processo alunos de graduação passaram a realizar IC no Instituto de Economia Agrícola (IEA) no semestre final de seus cursos.


voltar

 

Estágios

- CIEE

- IES