Warning: include_once(../js/menu.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\IEA_WEB_DATA\IEA-WEBSITE\Website\out\producao\ps-0905-1l-t.php on line 11

Warning: include_once(): Failed opening '../js/menu.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear') in D:\IEA_WEB_DATA\IEA-WEBSITE\Website\out\producao\ps-0905-1l-t.php on line 11
São Paulo,
Busca avançada

Banco de Dados IEA
Fale ConoscoMapa do Site |   Home
Fale Conosco Buscar Artigos Mapa do Site Home
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 
 

Previsões e estimativas das safras agrícolas do Estado de São Paulo, ano agrícola 2005/06, Intenção de Plantio e Levantamento Final, ano agrícola 2004/05, Setembro de 2005

            Em levantamento realizado de 1 a 23 de setembro pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) foram obtidas as primeiras informações de área a ser plantada com as sete principais culturas das águas, referentes à safra agrícola 2005/06, no Estado de São Paulo.
            Pelos resultados pode-se inferir que, em termos agregados, deverá haver decréscimo de 4,6% na área cultivada, comparativamente à estimativa final do ano agrícola 2004/05, confirmando as expectativas apresentadas no Prognóstico Agrícola 2005/06 (Tabela 1).
            Na primeira estimativa da safra 2005/06 de algodão, que indica a intenção de plantio, observa-se que poderá ocorrer forte queda de área (34,4%), em relação ao resultado final da safra 2004/05, com cultivo de 72,1 mil hectares. Esse comportamento pode ser explicado pelo declínio no preço do produto em 2005 (um dos patamares mais baixos dos últimos 5 anos), ocasionado principalmente pelo excesso de oferta e com estimativas de estoques crescentes.
            A retração esperada de 6,9% na área de amendoim das águas, quando comparada com os números finais da safra passada, pode ser atribuída à descapitalização do produtor (resultante tanto da expansão do cultivo nacional quanto da presença de estoques elevados), associada à dificuldade da obtenção de crédito rural e aos custos operacionais.
            Para a cultura do arroz (de sequeiro, várzea e irrigado), há indicação de diminuição na área plantada de 1,3%, devido aos preços recebidos pelos produtores estarem baixos e o estoque final previsto ser relativamente alto (700 mil toneladas a mais que o ideal de consumo para um mês e meio).
            Para a batata das águas, a estimativa inicial é de plantio de 9,8 mil hectares, 1,7% menor que a registrada no ano anterior. Tal fato pode ser justificado porque entre agosto e setembro de 2004 os preços recebidos pelos produtores estavam acima da média anual e durante todo o inverno de 2005, os preços foram bem abaixo da média, por causa do excesso de produção. Como normalmente os bataticultores fazem duas safras, das três possíveis no ano, o reflexo foi imediato.
            O plantio de feijão das águas deverá ocupar 19,3% a mais de área em 2005/06, com expansão de área em quase todos os municípios pertencentes às principais regiões produtoras, em conseqüência dos níveis mais elevados de preços ao produtor observados desde julho de 2002.
            Há perspectivas de aumento de 4,8% na área a ser ocupada por milho, diante da possibilidade de melhor receita do que com soja e proximidade com os mercados consumidores, apesar do abalo na renda bruta da produção em 2004/05. Esse fato deverá reverter os seguidos acréscimos de área que têm sido apontados para a soja, para a qual está sendo prevista redução de 11,2% relativamente ao ano agrícola 2004/05 (Tabela 2).
            O levantamento a ser realizado no campo em novembro, referente ao ano agrícola 2005/06, deverá caracterizar melhor o quadro da agricultura paulista, com as primeiras informações de produção e produtividade para as culturas.
            Nesta quarta previsão da safra agrícola 2004/05, para a cana-de-açúcar destinada à indústria, a recuperação de preços no mercado interno de açúcar e álcool, com perspectivas de maior participação do Brasil no mercado externo, foram os principais motivadores da expansão dos plantios. A área ultrapassou os 3,7 milhões de hectares, com aumento de 8,1% em relação a 2003/04, e a produção estimada foi 4,3% superior, atingindo 252,1 milhões de toneladas.
            As informações obtidas, para a safra 2004/05, de cebola de muda, permitem afirmar que os EDRs de Jaboticabal e de São João da Boa Vista somam 76,3% da área e 79,0% da produção dessa cultura no Estado, sendo previstos aumentos tanto da área (5,3%) como da produção (4,7%), quando comparados ao ano agrícola 2003/04. Porém, condições climáticas desfavoráveis, juntamente com a incidência de fungos, ocasionaram queda de safra em algumas lavouras de São José do Rio Pardo, podendo alterar as expectativas (Tabela 3).
            No levantamento realizado em setembro, também foram obtidos resultados finais para alguns produtos, referentes ao ano agrícola 2004/05.
            Para as culturas de inverno confirmam-se os decréscimos já registrados em junho de 2005 na área plantada com feijão de inverno (13,9%), milho safrinha (7,2%) e soja safrinha (80,7%). As adversidades climáticas somente não afetaram as produções de triticale e de feijão de inverno, que foram as únicas que apresentaram ganhos de produtividade (de 12,9% e 6,6%, respectivamente) neste ano agrícola. A produtividade para a cultura do trigo deve ficar 5,5% menor em relação à safra passada, apesar da elevação em 21,2% na área plantada. Para a batata de inverno confirmaram-se aumentos de área (14,2%) e de produção (14,4%), em relação à safra passada, já registrados em levantamentos precedentes.
            O mal da Sigatoka-negra, que vem afetando os bananais paulistas, mas de modo mais suave que em outros estados brasileiros, não chegou ainda a prejudicar a colheita no ano. A produtividade obtida foi 2,5% superior, em área 5,0% menor que a do ano anterior.
            Para o café foram confirmados os resultados dos levantamentos anteriores, com diminuições de 1,3% na área plantada, de 19,1% na produção e de 17,8% na produtividade da terra, principalmente por conta da bienalidade da cultura.
            A produção de laranja na safra agrícola 2004/05, em São Paulo, foi estimada em 352,1 milhões de caixas de 40,8kg, com queda de 2,4% em relação à passada, influenciada pela perda na produtividade da terra, decorrente das condições climáticas desfavoráveis durante a florada e o desenvolvimento dos frutos, em uma área de 671,8 mil hectares, praticamente a mesma estimada em 2003/04. Note-se que 93,0% da produção paulista de laranja está concentrada em 17 EDRs (cujas produções estão acima de 5 milhões de caixas de 40,8kg), totalizando 326,0 milhões de caixas contra 334,4 milhões de caixas na safra agrícola anterior (2,5% a menos) (Tabela 4).
            Os resultados deste levantamento, disponibilizados por Região Administrativa (RA), encontram-se nas tabelas 5, 6 e 7.

Denise Viani Caser
Ana Maria Montragio Pires de Camargo
Carlos Nabil Ghobril
Felipe Pires de Camargo
José Alberto Angelo
Juliana Di Giorgio Giannotti
Mário Pires de Almeida Olivette
Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco

Quadro comparativo de área, produção e rendimento dos principais produtos vegetais, Estado de São Paulo, safra 2005/06 relativamente a 2004/05 - Intenção de Plantio
   Total do Estado

Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2005/06 - Intenção de Plantio
   Algodão, Amendoim das águas
   Arroz de sequeiro e várzea, Arroz irrigado
   Batata das águas, Feijão das águas, Milho
   Milho irrigado, Soja, Soja irrigada

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2005/06, Intenção de Plantio, Setembro de 2005
   Algodão, Amendoim das águas, Arroz de sequeiro e várzea, Arroz irrigado
   Batata das águas, Feijão das águas, Milho, Milho irrigado, Soja, Soja irrigada

Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2004/05 - 4º Levantamento, Setembro de 2005
   Cebola de muda, Cana para indústria

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2004/05, 4º Levantamento, Setembro de 2005
   Cebola de muda, Cana para indústria

Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2004/05 - Levantamento Final, Setembro de 2005
   Laranja, Banana
    Feijão de inverno irrigado, Feijão de inverno, Milho safrinha

    Soja safrinha, Trigo, Triticale

    Batata de inverno, Café
    Mamona, Limão

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2004/05, Levantamento Final, Setembro de 2005
   Laranja, Banana, Feijão de inverno, Feijão de inverno irrigado, Milho safrinha, Soja safrinha, Trigo, Triticale
   Batata de inverno, Café, Mamona, Limão