RESUMO
PERFIL TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA 
DE CAFÉ TORRADO E MOÍDO

Luiz Moricochi 
Sebastião Nogueira Junior 
José Luiz Melo Monteiro 
Humberto Sebastião Alves 
José Alberto Ângelo 
Francisco Alberto Pino
 

A média da produção brasileira de café no triênio 2000-2002 foi de 36,5 milhões de sacas beneficiadas, das quais quase um terço é torrado e moído (T&M) em cerca de 1.500 empresas, das quais grande parte é filiada à Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Neste artigo analisa-se o perfil tecnológico dessa indústria e sua competitividade, tanto no mercado interno quanto no externo. Obtiveram-se dados a respeito das características da indústria, gerência, produção, tecnologia e competitividade a partir de um levantamento do tipo survey de empresas associadas à ABIC. Mostra-se que, pelo menos potencialmente, parte das indústrias brasileiras tem as condições tecnológicas para competir no mercado doméstico e mesmo para exportar café T&M. O nível tecnológico de algumas indústrias nacionais de equipamentos apro-xima-se da tecnologia mais avançada disponível no mundo, principalmente na Alemanha e na Itália. Contudo, ajustamentos devem ser feitos para que um programa de exportação seja alavancado. Finalmente, investimentos em marketing serão essenciais para fixação das marcas brasileiras.

Palavras-chave: café torrado e moído, tecnologia, competitividade.

   
ABSTRACT
TECHNOLOGICAL PROFILE OF THE BRAZILIAN
GROUND AND ROASTED COFFEE INDUSTRY

The Brazilian coffee production is nearly 36,5 million  processed bags from which 36% is ground and roasted (G&R) by nearly 1,500 firms, most of which are affiliated to the Brazilian Coffee Industry Association (ABIC). In this paper the technological profile of this industry is analyzed, as well as its competitiveness in both the domestic and the foreign markets. Data on the industry characteristics, management, production, technology and competitiveness were obtained from a haphazard survey of ABIC affiliates. It is shown that, at least potentially, a fraction of the Brazilian industries is technologically fit to compete domestically and perhaps in the G&R coffee export market of. The technological level of a few national equipment industries has increased to approach the cutting-edge technology available worldwide and mainly in Germany and Italy. Some obvious adjustments are still necessary to generate a feasible export program. Finally, marketing investments will be essential if Brazilian coffee brands are to be stored in consumers´ memories

Key-words: ground and roasted coffee; technology; competitiveness.

JEL Classification: O14, O32, Q13.

   
  Artigo integral em .pdf