CUSTOS E BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DE PRÁTICAS E MEDIDAS PARA CONSERVAÇÃO DO SOLO AGRÍCOLA: um estudo de caso na microbacia hidrográfica do córrego Oriçanguinha

RESUMO: A inexistência de práticas e medidas para conservação do solo em áreas de produção agropecuária amplia os efeitos negativos da erosão sobre o meio e, consequentemente, os custos internos de produção. Este trabalho analisa a viabilidade econômica da adoção de práticas e medidas de conservação do solo pelos agricultores da microbacia do córrego Oriçanguinha, localizada no município de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo. Os resultados demonstram que a adoção destas práticas e medidas é viável economicamente. Contudo, faz-se necessária a elaboração de incentivos de ordem técnica e econômica que estimulem os agricultores a renunciar de parte de sua rentabilidade de curto prazo em função de uma maior sustentabilidade econômica e ecológica dos sistemas agropecuários em médio e longo prazo.

Palavras-chave: diagnóstico de impactos ambientais, valoração econômica de recursos naturais, análise de custos e benefícios.

Data de Publicação: 30/04/2009

Autor(es): Oscar Sarcinelli Consulte outros textos deste autor
João Fernando Marques Consulte outros textos deste autor
Ademar Ribeiro Romeiro Consulte outros textos deste autor