Miolo, criando reputação no mercado de vinhos: um estudo de caso

Resumo

Este estudo de caso explora a evolução da empresa vinícola Miolo, identificando suas ações gerenciais no sentido de criar a reputação de sua marca e de seu produto no mercado brasileiro. A Miolo é uma empresa de porte médio, produtora de vinhos finos no Brasil. Fundada em 1897, por um imigrante italiano na região sul do país, no Vale dos Vinhedos, município de Bento Gonçalves. Nos anos 80, a nova geração da família introduziu técnicas modernas de produção uvas e vinhos finos e investiu na marca Miolo. Após 1994, com a estabilização da inflação, o consumo de vinhos importados cresceu no Brasil. O consumo per capita de 2 litros, indica um potencial de crescimento do mercado interno. A empresa Miolo vem trabalhando a formação da reputação de sua marca através de investimentos na qualidade de suas uvas e dos vinhos, participação em concursos internacionais, lançamento de novos varietais e expansão de investimentos na região do Vale do São Francisco e no sul, fronteira com o Uruguai.

Artigo apresentado no XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural -25 a 28 julho, Cuiabá, MT.

Data de Publicação: 04/08/2004

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor