Comportamento Do Produto Interno Bruto Do Brasil E De São Paulo, Na Década De 90

Introdução

            Os anos 90s foram caracterizados por grandes transformações na economia brasileira, ocasionadas principalmente pela liberalização comercial e financeira e também pela implementação de políticas de estabilização. Barreiras tarifárias e não tarifárias foram reduzidas bem como poupança externa foi atraída. Planos de estabilização foram tentados, tendo sido o Plano Real, implementado em 1994, o único a conseguir conter o ritmo da inflação após várias décadas de perturbações.
            A relação entre liberalização, num contexto de estabilização, e crescimento econômico foi alvo de controvérsia durante este período.
            Esse artigo tem a finalidade de avaliar a evolução de São Paulo à luz da evolução nacional na década de noventa. Para isso foram usados os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo e do Brasil, total e por setores de atividade.
            Para São Paulo, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) disponibiliza a série de dados anuais, por setor de atividade econômica, que está calculada pelo Valor Adicionado Bruto a Preço Básico constante de 1998, sendo a diferença para o PIB total a preços de mercado devido a impostos e subsídios1. Diante da inexistência de informações detalhadas, o procedimento aqui utilizado foi o de considerar que os impostos e subsídios são relativamente proporcionais aos três setores de atividade. Dessa forma, foi calculado o PIB a preços de mercado, constantes de 1998, por setor de atividade econômica.
            Para o Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza a série encadeada do índice trimestral do valor adicionado por setor de atividade e o PIB a preços de mercado, de 1990 a 2002, onde a base de comparação é a média de 1990=100.
            Para tornar os dados nacionais comparáveis aos estaduais, os índices trimestrais foram reponderados e anualizados através de média simples. Dessa forma foram calculados os índices do PIB por setor de atividade com base de 1990=100.
            A metodologia de análise usada foi a de comparação da taxa de crescimento anual, estimada através do método de mínimos quadrados, para o período de 1990 a 1998, período este em que há dados para as duas esferas.

As comparações

            O coeficiente de determinação (R2 ) da função de crescimento foi superior a 90% para o Brasil e superior a 80% para São Paulo, o que mostra um bom ajustamento. O teste t mostrou significância estatística a 1% para todas as taxas.
            A taxa de crescimento do PIB brasileiro foi de 3,19 %, no período de 1990-98, conforme dados do IBGE. Os setores de atividade econômica, que compõem o PIB, cresceram a taxas de 3,64% para agropecuária, 3,90% para indústria e 2,50% para serviços (quadro 1).

Quadro 1. Taxa de crescimento do PIB, São Paulo e Brasil, no período de 1990-98
( em % ao ano )
Setores de atividade
São Paulo
Brasil
Agropecuária
3.32*
3.64*
Indústria
2.93*
3.90*
Serviços
3.39*
2.50*
PIB total
3.20*
3.19*

*Significativo a 1%.
Fonte: Informações elaboradas a partir de dados básicos de IBGE / SEADE.
IBGE. Contas nacionais trimestrais. Disponível
http://www.ibge.net/home/estatistica/indicadores/pib/cntvolval4t01quadro5.shtm
SEADE. Contas regionais: produto interno bruto. Disponível em:
http://www.seade.gov.br/titabpv98/cre/ANU99/cre99001.htm
___________________. Disponível em :
http://www.seade.gov.br/titabpv98/cre/ANU99/cre99004.htm

            Em igual período, o PIB de São Paulo apresentou crescimento de 3,20 %, de acordo com dados do SEADE/ IBGE. Porém, os setores de atividade evoluíram de modo diferente, ou seja, a agropecuária cresceu à taxa de 3,32 %, indústria, 2,93 % e serviços, 3,39 %.
            O que se observa é que, em São Paulo, os setores de serviços e agropecuário evoluíram mais, relativamente ao setor industrial. No nível de Brasil, entretanto, os setores industrial e agropecuário lideraram o crescimento no período, tendo o setor de serviços apresentado menor crescimento. Uma explicação para o baixo desempenho da indústria em São Paulo pode estar na dinâmica de vários ramos da indústria de outras regiões do país que contribuíram para esse resultado, tendo superado a indústria instalada em São Paulo. A diferença de impostos e subsídios entre setores e/ou entre estados também pode estar na causa deste resultado.
            Pode-se frisar que, durante a década de 90, o setor agropecuário contribuiu para o crescimento do PIB, não apenas em São Paulo como também no país como um todo.
            O que pode ser questionado é se essas taxas de crescimento, tanto totais quanto setoriais, constituem-se suficientes para promover o desenvolvimento paulista e brasileiro tendo em vista as taxas recomendadas por organismos multilaterais.
 
 

1 A metodologia de cálculo do PIB pode ser encontrada em CONSIDERA, C. M.  e  MEDINA, M. H.  PIB por unidade da federação:  valores correntes e constantes – 1985/96. Rio de Janeiro, IPEA ,1998. 32p. (Texto para discussão n? 610) e SILVA,  A. B. de O. e MEDINA, M. H.  Produto Interno bruto por unidade da federação – 1985-1998.  Brasília, IPEA, 1999. 19p. (Texto para discussão n? 677).  

          
 

 

Data de Publicação: 17/04/2002

Autor(es): Samira Aoun (samira@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor