Renovação de canaviais: alternativas para o biodiesel e a produção de amendoim no Estado de São Paulo

Resumo: 
            A crescente preocupação mundial com os desdobramentos da geração de energia, não só por fatores ambientais como também por estar baseada em produtos não renováveis encontra nos biocombustíveis uma alternativa para geração de energia a partir de produtos renováveis e menos agressivos ao meio ambiente. Dessa forma, o biodiesel vem ganhando espaço na pauta de discussão e recentemente foi oficialmente inserido na matriz energética brasileira.
            O presente estudo procurou avaliar as possibilidades de ampliação da produção paulista de amendoim visando incrementar a oferta de óleos vegetais para compor a mistura de biodiesel. A análise baseou-se nas características do cultivar IAC Caiapó, com alto teor de óleo e boa produtividade, considerando a atual dinâmica de produção do amendoim no estado de São Paulo, que encontra espaço na renovação de canaviais. 
            Os resultados indicaram que é viável a expansão da cultura do amendoim acompanhando a renovação dos canaviais, com a adoção do cultivar IAC Caiapó, a oferta de óleo alcançaria em 2006 1,1 bilhões de litros no ano, a partir da área plantada estimada em 550 mil hectares, que corresponderia a 15% da área plantada com cana-de-açúcar (3,69 milhões de hectares).

Trabalho apresentado no 3o Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel (26 a 28 de julho, em Varginha - MG).

 

Data de Publicação: 04/08/2006

Autor(es): Sérgio Alves Torquato (storquato@apta.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Renata Martins (rmsampaio@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor