Potencial de produção e produtividade agrícultura paulista: o caso do milho

O objetivo da presente pesquisa foi estudar o potencial de produção de milho no Estado de São Paulo através do aumento de produtividade, utilizando - se dados de amostra estratificada par região (Divisão Regional Agrícola - DIRA) e par estrato de tamanho de imóvel visando, com isso, propiciar maior homogeneidade em termos edafo-climáticos (DIRA) e condições socioeconômicas e culturais (estratos de área).

A fim de se detector as diferenças de produtividade entre DlRAs e entre estratos de área, utilizou -se do teste de Friedman (não-paramétrico), complementado pelas Comparações Múltiplas. Para se estimar as produções potenciais, procedeu-se a duas simulações, tomando por base a maior ou as maiores produtividades observadas em cada um dos estratos de área (total de onze) em cada DIRA, nos ano-agrícolas 1986/87 e 1987188, mantendo-se as mesmas áreas cultivadas.

Como resultado mais importante, a pesquisa mostrou, partindo-se de uma situação mais realista, isto e, tendo como referencia a media das maiores produtividades de cada estrato, que se poderia aumentar a produção de milho entre 38% e 50%, o que tornaria o Estado de São Paulo praticamente auto-suficiente nesse cereal. Mostrou, ainda que poderiam ser obtidas maiores taxas de crescimento da produtividade do milho nos imóveis de tamanho entre 30,1 e 200 hectares e nas DlRAs de Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto, informação relevante para um eventual programa visando ao aumento da produção no Estado de São Paulo.

 

Data de Publicação: 01/01/1989

Autor(es): Luiz Moricochi (moricochi@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Célia Regina Roncato Penteado Tavares Ferreira Consulte outros textos deste autor
José Roberto Vicente (jrvicente@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Luiz Henrique de Oliveira Piva Consulte outros textos deste autor