Alguns aspectos da agroindústria de transformação de mandioca no Estado de São Paulo

O objetivo do presente trabalho e traçar um perfil do parque industrial mandioqueiro paulista, no que diz respeito a grau de modernização, volume de produção, tamanho das empresas, mão-de-obra empregada, fontes de matéria-prima, mecanismos de compra e venda e destino da produção, oferecendo informações organizadas sobre o seu funcionamento,. Os dados referentes s indústrias foram levantadas pelos autores através de visita e aplicação de questionários a todas as indústrias sindicalizadas ou provem de estatísticas levantadas por órgãos oficiais.

A pesquisa detectou que a maior parte das indústrias opera com larga margem de capacidade ociosa (de 30% a 80%), devido tanto a escassez de matéria-prima quanto a saturação do mercado de farinha constatou-se também, que as indústrias paulistas são pouco competitivas em termos de preço e, por isso, abastecem, esporadicamente, os mercados de outros Estados quando a produção nordestina e reduzida por problemas cinemáticos.

A indústria de mandioca em São Paulo e uma atividade secundaria, em função desta cultura ser pouco atraente para os grandes agricultores que, geralmente, escolhem culturas mais lucrativas, e devido ao pequeno tamanho do mercado de derivados de mandioca. Entretanto, essa indústria tem grande importância social pelo grande numero de empregos que gera.

Para fortalecer a indústria de mandioca, os autores sugerem investimento visando aumentar produtividade e encurtar o ciclo da cultura, e pesquisa de novos produtos e usos da mandioca.

Data de Publicação: 01/01/1989

Autor(es): José Roberto Da Silva (josersilva@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Sônia Santana Martins (soniasm@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor