Formação de Preço do Açúcar Cristal Empacotado ao Varejo da Região Centro-Sul do Brasil

Neste trabalho buscou-se analisar o processo de formação de preço do açúcar cristal empacotado ao varejo da Região Centro-Sul do Brasil, no período de maio de 1998 a dezembro de 2002, considerando os diversos segmentos que compõem a sua cadeia de comercialização. Utilizaram-se, na análise, os testes de raiz unitária de Dickey-Fuller Aumentado (ADF), de co-integração de Johansen e o método de Auto-Regressão Vetorial com Correção de Erro (VEC). Os resultados apontam que os preços do açúcar cristal empacotado ao produtor e ao varejo apresentam relações expressivas tanto no curto como no longo prazo. A renda interna não se mostrou tão importante na explicação do preço do mercado varejista do açúcar cristal empacotado, como já era esperado, em função do caráter essencial do produto e de sua pequena participação nos dispêndios das famílias. No geral, os choques nas variáveis que compõem o modelo são transmitidos rapidamente para o segmento varejista e são de curta duração, desaparecendo após o sexto mês.

Palavras-chave: açúcar, comercialização agrícola, agroindústria canavieira.

Data de Publicação: 01/01/2004

Autor(es): Mirian Rumenos Piedade Bacchi Consulte outros textos deste autor
Lucilio Rogerio Aparecido Alves Consulte outros textos deste autor
Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor