Algumas Considerações sobre a Fragilidade das Concepções de Qualidade no Mercado de Queijos no Brasil

RESUMO: Dentre os lácteos, o queijo é um produto que, pela sua diferenciação e singularidade, mais se insere em um mercado de qualidade. Uma das características mais importantes deste mercado é a necessidade dos processos de coordenação entre os agentes econômicos proverem uma aproximação entre as condições em que se realiza a produção, dentro de uma determinada escala que mantenha uma raridade e preço, e as expectativas dos consumidores. Este artigo tem como objetivo analisar algumas características do mercado de queijos no Brasil que indicam a dificuldade de incorporação deconcepções de qualidade já consagradas mundialmente e que têm como  rigem a tradição das particularidades do produto. A hipótese que o orienta é que esta dificuldade se explica pela concentração da produção pela indústria, importação de queijos especiais e os incipientes processos de valorização dos queijos tipicamente nacionais e artesanais. As informações de base para a análise foram obtidas por meio de revisão bibliográfica e sua inserção da problemática em alguns pressupostos da sociologia econômica acerca dos mercados de qualidade.

Data de Publicação: 25/06/2009

Autor(es): Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Rosana de Oliveira Pithan e Silva (rosana.pithan@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Regina Helena Varella Petti Consulte outros textos deste autor
Cesar Roberto Leite da Silva (crlsilva@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor