Pesquisa de trabalho por autores

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1 - Artigo
.Data Publicação: 22/09/2021
.Título: COVID-19 E MERCADO DO PESCADO: impactos iniciais e desafios futuros
.Autor: Marie Anne Najm Chalita
.Resumo:
RESUMO: A pandemia do SARS-CoV-2, que causa a covid-19, provoca um ponto de inflexão no processo histórico de transformações nos mercados agroalimentares no que diz respeito notadamen-te à segurança e à qualidade dos alimentos. Ainda que as reflexões contidas neste artigo tenham si-do feitas no início da decretação da pandemia, seu objetivo foi destacar a dificuldade de resposta por parte do mercado do pescado aos impactos resultantes, dificuldade esta originária das falhas de incorp

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2 - Artigo
.Data Publicação: 18/06/2020
.Título: Consequências da Pandemia do SARS-CoV-2 no Mercado do Pescado
.Autor: Marie Anne Najm Chalita
.Resumo:
  A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 provoca um ponto de inflexão no processo histórico de transformações nos mercados agroalimentares no que diz respeito notadamente à segurança e à qualidade dos alimentos. Diferentemente do caso do SARS-CoV-2, os agentes patógenos de crises sanitárias anteriores, e que também impactaram a alimentação, afetaram diretamente a qualidade do alimento, dependendo de seu consumo para sua propagação. A carne do pescado não é nem vetor

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3 - Artigo
.Data Publicação: 16/06/2010
.Título: (TD-n.21/2010) Cachaça: desempenho comercial e qualidade de uma bebida genuinamente brasileira
.Autor: Marie Anne Najm Chalita, Cesar Roberto Leite da Silva
.Resumo:
RESUMOA cachaça, que é um produto que poderia assumir uma posição de destaque nos mercados de qualidade, tem presença quase insignificante nas trocas internacionais. Ela representa um estudo de caso exemplar para que seja analisada a relação entre a estrutura e dinâmica sociais do mercado e o desempenho econômico-comercial da bebida. Atualmente, observa-se uma debilidade na homologia entre produção e consumo no mercado da cachaça. Buscando elementos na economia da qualidade e sociolo

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4 - Artigo
.Data Publicação: 14/06/2010
.Título: Direitos Econômicos e de Propriedade e Aspectos Institucionais do Mercado de Carbono como Instrumento de Conservação da Amazônia
.Autor: Marie Anne Najm Chalita, Amália Maria Goldberg Godoy, Mariano Rua Lamarca Junior
.Resumo:
RESUMO: A Amazônia tem um destacado papel na crise ambiental global devido às ações de desmatamento e queimadas. Para discutir a problemática e a importância da inserção da floresta no mercado de carbono, parte-se dos processos de ocupação e uso dos recursos naturais da floresta. A forma como se produz a valoração da floresta, considerando as causas sociais e econômicas do desmatamento, possibilita ultrapassar a distinção entre sua valoração pelo mercado e seu valo

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5 - Artigo
.Data Publicação: 11/05/2010
.Título: (TD-n.20/2010) Limites e Potencialidades do Envolvimento Social em Torno da Construção do Selo de Qualidade Ambiental na Região das Cabeceiras do Tietê
.Autor: Marie Anne Najm Chalita, Yara Maria Chagas de Carvalho
.Resumo:
RESUMO: O Projeto Agroágua tem como objetivo melhorar as condições de produção de água em quantidade e qualidade na sub-bacia do Alto Tietê-Cabeceiras, importante manancial da região metropolitana de São Paulo. Para isto, procura incentivar a diferenciação e valorização da produção agrícola através da adoção de boas práticas. A construção e implantação de um conjunto de normas e de um sistema de garantia da qualidade do produto agrícola, associadas a um selo de qualidade

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6 - Artigo
.Data Publicação: 02/07/2009
.Título: Instituições e Representação dos Interesses dos Citricultores no Mercado
.Autor: Marie Anne Najm Chalita
.Resumo:
RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar as modificações e os novos alinhamentos político-institucionais dos produtores de laranja na citricultura paulista. Ele demonstra que a organização e representação dos interesses dos citricultores, através de suas instâncias insti-tucionais, não se apresenta como um espaço de formulação das políticas públicas, mas sim a expressão da crise das relações público-privadas que historicamente afetou todo o aparato or-ganizacional na agr

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7 - Artigo
.Data Publicação: 25/06/2009
.Título: Algumas Considerações sobre a Fragilidade das Concepções de Qualidade no Mercado de Queijos no Brasil
.Autor: Marie Anne Najm Chalita, Rosana de Oliveira Pithan e Silva, Regina Helena Varella Petti, Cesar Roberto Leite da Silva
.Resumo:
RESUMO: Dentre os lácteos, o queijo é um produto que, pela sua diferenciação e singularidade, mais se insere em um mercado de qualidade. Uma das características mais importantes deste mercado é a necessidade dos processos de coordenação entre os agentes econômicos proverem uma aproximação entre as condições em que se realiza a produção, dentro de uma determinada escala que mantenha uma raridade e preço, e as expectativas dos consumidores. Este artigo tem como objetivo

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8 - Artigo
.Data Publicação: 05/06/2009
.Título: "Selo Produto de São Paulo": uma experiência de política pública para a certificação agroalimentar
.Autor: Rosana de Oliveira Pithan e Silva, Nelson Pedro Staudt , Maximiliano Miura, Marie Anne Najm Chalita
.Resumo:
            Nos últimos anos, o mercado se transformou em função do crescimento da interação de seus agentes, da maior dinamização das informações e das novas exigências do consumidor e, principalmente, pela globalização do mercado. Novas barreiras foram criadas além das tarifárias, e têm se tornado mais frequentes, como as não-tarifárias e as técnicas.          &nb

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9 - Artigo
.Data Publicação: 18/05/2009
.Título: (TD-n.11/2009) A Importância do Consumidor nos Mercados de Qualidade
.Autor: Marie Anne Najm Chalita
.Resumo:
RESUMO A importância dos consumidores nos mercados de qualidade é cada vez mais pre-sente como tema de pesquisa nas ciências sociais. A sociologia econômica, em particu-lar, tem diante de si um grande potencial de investigação sobre como estes agentes econômicos, que não procuram apenas a satisfação de suas expectativas materiais, mas também aquelas simbólicas e subjetivas, agem na estrutura e funcionamento daqueles mercados. A aquisição diferenciada de bens possui a virtude de for

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10 - Artigo
.Data Publicação: 11/05/2009
.Título: (TD-n.10/2009) Análise dos Mercados de Qualidade a Partir das Noções de Diferenciação e Singularidades dos Produtos: uma revisão da literatura em sociologia econômica
.Autor: Marie Anne Najm Chalita
.Resumo:
RESUMO Este artigo tem por objetivo situar a análise dos mercados de qualidade a partir de algu-mas considerações teóricas da sociologia econômica e sua interface com a Economia das Convenções e a Economia das Singularidades. Procurou-se mostrar como o conceito de instituição revigora-se com aquela interface teórica e torna-se fundamental para a análise destes mercados a partir das noções de diferenciação e singularidade dos produ-tos. Estas noções permitem colocar a qualidade c

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