(TD-n.21/2010) Cachaça: desempenho comercial e qualidade de uma bebida genuinamente brasileira

RESUMO

A cachaça, que é um produto que poderia assumir uma posição de destaque nos mercados de qualidade, tem presença quase insignificante nas trocas internacionais. Ela representa um estudo de caso exemplar para que seja analisada a relação entre a estrutura e dinâmica sociais do mercado e o desempenho econômico-comercial da bebida. Atualmente, observa-se uma debilidade na homologia entre produção e consumo no mercado da cachaça. Buscando elementos na economia da qualidade e sociologia econômica, a ideia que direciona este trabalho é que o melhor desempenho econômico da cachaça nos mercados internacionais depende da capacidade dos agentes produtivos e do poder público salientarem suas características como produto, ao mesmo tempo, diferenciado e singular.

Palavras-chave: cachaça, qualidade, mercado.

Data de Publicação: 16/06/2010

Autor(es): Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Cesar Roberto Leite da Silva (crlsilva@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor