Evolução das Margens de Comercialização de Leites e Queijos no Estado de São Paulo no Período de 2000 a 2008

RESUMO: Analisou-se a evolução das margens de comercialização de derivados lácteos no mercado varejista em São Paulo. Verificou-se que os produtos que demandam maiores recursos tecno-lógicos apresentaram as maiores margens totais. A parcela ao produtor foi muito pequena. Apesar de assumir os riscos e os custos na produção do leite, o produtor recebe uma parcela menor do preço pago pelos consumidores, comparativamente aos varejistas. As margens totais e relativas no varejo para os leites B, e em pó mostraram-se sem tendência aparente. Já as margens do UHT (ultra high temperature), apresentou contínuas oscilações com tendência declinante a partir de 2005 e queda mais evidente no ultimo ano. No mercado de queijos, a partir de 2006, verificou-se uma redução nas margens de comer-cialização.

Data de Publicação: 28/08/2009

Autor(es): Rosangela Aparecida Soares Fernandes (roaeconomista@yahoo.com. br) Consulte outros textos deste autor
Cristiane Márcia dos Santos (crikamarcia@hotmail.com) Consulte outros textos deste autor