Mercado como Construção Social da Realidade

 

RESUMO:
Os mercados particulares são estruturas sociais que articulam agentes definidores de produtos, preços e condições de Pagamento específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações conflituosas entre os agentes econômicos que estão longe de serem determinadas por fluxo contínuo e anônimo de fatores envolvendo  produção, comercialização e consumo. O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, analisar a reprodução e o funcionamento das formas de estruturação do mercado. Em segundo, busca-se, através da legitimação das fronteiras teóricas entre sociologia e economia, encontrar seus pontos de intersecção. Assim, o trabalho se desenvolve da perspectiva da Nova Economia Institucional, levando em consideração os alinhamentos culturais que existem entre os agentes econômicos. As transformações ocorridas na estrutura e nas interações sociais revelam elementos organizacionais fundamentais, enquanto estratégias de recriação da estrutura social as quais, através dos processos de seleção social, encontram um caminho para responder aos desafios colocados pelos padrões de concorrência e competitividade atuais.

 

 

Data de Publicação: 29/07/2011

Autor(es): Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor