Preços Agropecuários: alta de 1,22% na terceira quadrissemana de junho

 

            O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1,2 registrou alta de 1,22% na terceira quadrissemana de junho de 2012. Separado em grupos de produtos, tanto o IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto o IqPR-A (produtos de origem animal) apresentaram variações positivas, respectivas de 1,06% e 1,67% (Tabela 1).
 

Tabela 1. Variação Percentual do IqPR, Estado de São Paulo, 3ª Quadrissemana – Junho/2012.

São Paulo

São Paulo - sem cana

IqPR

1,22

1,36

IqPR-V

1,06

1,12

IqPR-A

1,67

-

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA).

            Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, tanto o IqPR como o IqPR-V continuam positivos e fecham em 1,36% e 1,12%, respectivamente (Tabela 1).
 

Tabela 2. Variações das Cotações dos Produtos, Estado de São Paulo, 3ª Quadrissemana - Junho/2012




            Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na terceira quadrissemana de junho foram: tomate para mesa (65,52%), batata (21,87%), ovos (9,00%), carne de frango (5,42%) e arroz (4,99%) (Tabela 2).
 

            No tomate para mesa, a ocorrência de chuvas (inclusive de granizo) que reduziram a oferta nas regiões produtoras nas últimas semanas e a colheita de variedades mais valorizadas provocaram acentuada elevação de preços.
 

            A elevação dos preços da batata reflete o efeito das chuvas extemporâneas que dificultam a colheita do tubérculo e seu transporte ao mercado, associada à entrada de variedade mais valorizada.
 

            Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nesta quadrissemana foram: laranja para mesa (21,86%), banana nanica (8,67%), feijão (8,36%), algodão (5,78%) e café (4,79%) (Tabela 2).
 

            A falta de mercado para laranja para indústria (combinação de grande safra com queda nas exportações e existência de grandes estoques de suco) deixou poucas alternativas para o citricultor e derruba o preço da laranja para mesa (figura 1), soma-se ainda, a diminuição do consumo in-natura por partes dos consumidores nessa época do ano com temperaturas mais baixas.
 

 

            As baixas temperaturas prejudicam a qualidade da banana e reduzem a propensão ao seu consumo, levando à tradicional queda de preços nesta época do ano.
 

            A entrada plena da safra da seca do feijão provocou a redução de seus preços, situação que se agrava com o excesso de umidade no período de colheita que reduz o valor do produto.
 

            No período analisado, 10 produtos apresentaram alta de preços (7 de origem vegetal e 3 de origem animal) e 9 apresentaram queda (6 vegetais e 3 de origem animal).
______________________________________________________________
1 A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 24/05/2012 a 23/06/2012 e base = 24/04/2012 a 23/05/2012.

2 Artigo completo com a metodologia: Pinatti, E.; Sachs, R.C.C.; Angelo, J.A.; Gonçalves, J.S. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v.38, n.9, p.22-34, set.2008. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9573

Data de Publicação: 27/06/2012

Autor(es): Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor
Danton Leonel de Camargo Bini (danton.camargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor