Terceira Estimativa de Oferta e Demanda de Milho no Estado de São Paulo em 2013

A terceira estimativa de oferta e demanda de milho no Estado de São Paulo em 2013, da Câmara Setorial de Milho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), de setembro de 2013, apresentou alterações importantes em relação à segunda, de junho de 2013.

As estimativas de produção de milho no Estado de São Paulo em 2013 (safra 2012/13) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), de junho desse ano, indicam revisão para cima das previsões de abril, para a safra de verão (primeira safra) de -1,4% para 3,1% e milho safrinha (segunda safra) de 0,0% para 5,1%.

A produção total prevista, de 4,9 milhões de toneladas, corresponde a um aumento de 3,7% em relação à do ano anterior. No levantamento anterior, estimava-se queda de 1,0%. Desse modo, a disponibilidade interna de milho no Estado de São Paulo (estoque inicial mais produção) cresce em relação ao levantamento anterior (de -1,3% na segunda estimativa para 2,8% nesta terceira estimativa) (Tabela 1).

Do lado da demanda, as alterações no presente levantamento ficaram restritas ao segmento da indústria de moagem (seca e úmida), dado que as estimativas de consumo nos segmentos animais do levantamento anterior foram mantidas.

Como citado na segunda estimativa, de junho de 2013, não obstante a melhoria em 2013 das relações entre os preços dos produtos animais e o do milho, não se espera crescimento da produção da avicultura de corte na presente temporada, dada a necessidade de recomposição das perdas dos dois últimos anos. Nos demais segmentos da produção animal (avicultura de postura, suinocultura, pecuária leiteira e outros animais) são mantidas as previsões de crescimento do consumo.

Quanto às estimativas de demanda de milho da indústria moageira registre-se a retificação do dado de 2012, com a adição do consumo de uma nova empresa de moagem úmida no estado. Para 2013 a alteração neste levantamento está baseada no aumento do consumo previsto dessa nova empresa.       

 Tabela 1 - Oferta e Demanda de Milho, Estado de São Paulo, 2011 a 2013¹

 

Manteve-se a previsão de exportação de milho pelo Estado de São Paulo em 2013. Com o crescimento da disponibilidade interna, a necessidade de importação de milho pelo Estado de São Paulo (de outras regiões do país ou do exterior) em 2013 cai neste levantamento dado ao aumento da produção. O volume de milho importado corresponde a 48,6% do consumo estimado.


Palavras-chave: câmara setorial, consumo, demanda, milho, oferta, produção.



Data de Publicação: 14/11/2013

Autor(es): Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor
Maximiliano Miura (maximiliano.miura@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor