PESQUISADORES DO IEA PARTICIPARAM DO XII SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA EM DOURADOS (MS)


Os pesquisadores científicos Alfredo Tsunechiro e Maximiliano Miura participaram do XII Seminário Nacional de Milho Safrinha, realizado em Dourados (MS), no período de 26 a 28 de novembro de 2013. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e foi organizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e pela Universidade Federal da Grande Dourados, no auditório desta última instituição. Participaram do evento cerca de 350 pessoas, constituídas por pesquisadores, professores universitários, estudantes, consultores, produtores e técnicos de cooperativas e empresas de insumos e equipamentos agrícolas.

Alfredo coordenou o painel sobre "Situação do sistema de produção de milho safrinha no Brasil", com a participação de sete palestrantes (dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e região do MAPITO - Maranhão, Piauí e Tocantins, além de outro palestrante de MS, que abordou questões sobre viabilidade econômica de sistemas de produção). Ele apresentou os trabalhos "Fontes de crescimento da produção de milho safrinha nos principais estados produtores, Brasil, 1993-2012" e "Custo e rentabilidade de sistemas de média e alta tecnologia na produção de milho safrinha, região do Médio Paranapanema, Estado de São Paulo, 2013" na sessão pôster. Maximiliano apresentou o trabalho "Gastos com inseticidas, fungicidas e herbicidas na cultura do milho safrinha, Brasil, 1998-2012".

A APTA (Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) esteve representada no evento por 14 técnicos (entre pesquisadores e pessoal de apoio) do Programa Milho e Sorgo IAC/APTA, com apresentação de 11 trabalhos (incluindo os do IEA). Alfredo e Maximiliano fazem parte dessa equipe, liderada pelo Pesquisador Científico Aildson Pereira Duarte, que proferiu palestra sobre “Azospirillum e nitrogênio para aumento produtivo do milho safrinha”. Ficou decidida a realização do próximo evento (XIII Seminário) em 2015, na cidade de Maringá (PR), com organização da equipe de docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

(IEA, 06/12/13)

Data de Publicação: 09/12/2013

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor
Maximiliano Miura (maximiliano.miura@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor