Um estudo comparativo da percepção dos consumidores sobre produtos orgânicos e transgênicos

Resumo

Nas últimas duas décadas o padrão de consumo de alimento vem se alterando. Observa-se a busca de uma dieta cada mais saudável e a preocupação sobre o impacto que uma atividade produtiva pode acarretar ao meio ambiente. Questões presentes tanto no consumo de alimentos orgânicos como daqueles com presença de organismos geneticamente modificados. Foram levantados 138 questionários para alimentos orgânicos e 144 para transgênicos. Através de testes não paramétricos, comparou-se a percepção do mercado consumidor para este dois produtos. Os testes estatísticos aplicados foram de Mann-Witney e Kolmogorov, utilizando-se dados coletados através de questionários. Os resultados apresentaram significância para os seguintes aspectos de influência: sobre o meio ambiente, na substituição de agrotóxicos, considerando ganhos de uma minoria, a falta de padrão do produto e a comercialização ilegal, indicando que para as questões mencionadas há diferenças na distribuições e, portanto, uma concepção diferenciada do consumidor para o alimento orgânico e o transgênico.

Artigo apresentado no Third International conference of Iberoamerican Academy of Management, dec 07-10-2003, São Paulo, Brazil, FGV-SP

Data de Publicação: 15/06/2004

Autor(es): Roberto Giro Moori (rgmoori@mackenzie.com.br) Consulte outros textos deste autor
Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Marta F. Sambiase Lombardi Consulte outros textos deste autor