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Associações de produtores de laranja em São Paulo: competitividade e seleção social
a)JUSTIFICATIVA: Os mercados particulares são estruturas sociais que
articulam agentes definidores de produtos, preços e condições de pagamento
específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações
conflitivas entre os agentes econômicos, longe de serem determinadas por fluxo
contínuo e anônimo de fatores envolvendo a produção, comercialização e consumo.
b) OBJETIVOS: Situando-se a importância desta abordagem como mais
pertinente do que aquela centrada nas relações econômico-contratuais, defende-se
a idéia de que o mercado é um objeto de investigação complexo, em busca de
legitimidade teórica nas fronteiras da economia e da sociologia c) MARCO TEÓRICO:O trabalho se desenvolveu das perspectivas nova
economia institucional e das estruturas sociais da economia, levando
em consideração os alinhamentos culturais que existem entre os agentes
econômicos. A nova economia institucional é uma
concepção do mercado em muito devedora da análise institucionalista. Em termos
gerais, as instituições moldam o comportamento dos indivíduos e, a partir daí,
determinam o desenvolvimento dos negócios e estabelecem parâmetros para as
transações. As instituições são pois, criadas e desenvolvidas, a partir de
relações sociais. Podem ocorrer alterações nas instituições, cuja demanda (por
modificações) ocorre a partir de mudanças nas percepções dos agentes envolvidos
Na construção das instituições, interagem grupos de interesses que tem poder
para alterar estruturas e determinar mudanças no cálculo econômico, nesse
sentido, ao contrário do pensamento neoclássico convencional, o mercado não é
uma entidade separada dos agentes econômicos; não é a "mão invisível" que
determina o andamento dos negócios (BELIK, 2001). d) METODOLOGIA:A partir de alguns resultados obtidos em uma pesquisa
realizada junto à produtores de laranja no município de Bebedouro/SP, acerca dos
pools e condomínios, analisa-se a produção e funcionamento destas formas
de organização do mercado. e) RESULTADOS: A pesquisa revelou a presença das novas formas de
organização social do mercado, de caráter associativista. Os pequenos e médios
produtores, base social da maior parte da produção de frutas e em termos de
número de propriedades envolvidas devem atender a requisitos não eminentemente
estruturais para viabilizar sua inserção naquelas condições especiais. Os
processos seletivos instaurados constituem redução dos custos de transação
necessários, não só porque se calcam em comportamentos econômicos práticos dos
produtores mas porque excluem produtores, ao determinar condições de excelência
e justificativas para que os produtores isolados continuem recebendo
remunerações menores. A análise mostrou que os pools e condomínios são,
do ponto de vista das estratégias competitivas de reprodução, sintomas de
incorporação e exclusão social. Artigo apresentado no 32.o
Encontro Anual do CERU (Centro de Estudos Rurais Urbanos da USP) -
2005
Data de Publicação: 17/05/2005
Autor(es):
Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor