Associações de produtores de laranja em São Paulo: competitividade e seleção social

a)JUSTIFICATIVA: Os mercados particulares são estruturas sociais que articulam agentes definidores de produtos, preços e condições de pagamento específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações conflitivas entre os agentes econômicos, longe de serem determinadas por fluxo contínuo e anônimo de fatores envolvendo a produção, comercialização e consumo.

b) OBJETIVOS: Situando-se a importância desta abordagem como mais pertinente do que aquela centrada nas relações econômico-contratuais, defende-se a idéia de que o mercado é um objeto de investigação complexo, em busca de legitimidade teórica nas fronteiras da economia e da sociologia

c) MARCO TEÓRICO:O trabalho se desenvolveu das perspectivas nova economia institucional e das estruturas sociais da economia, levando em consideração os alinhamentos culturais que existem entre os agentes econômicos. A nova economia institucional é uma concepção do mercado em muito devedora da análise institucionalista. Em termos gerais, as instituições moldam o comportamento dos indivíduos e, a partir daí, determinam o desenvolvimento dos negócios e estabelecem parâmetros para as transações. As instituições são pois, criadas e desenvolvidas, a partir de relações sociais. Podem ocorrer alterações nas instituições, cuja demanda (por modificações) ocorre a partir de mudanças nas percepções dos agentes envolvidos Na construção das instituições, interagem grupos de interesses que tem poder para alterar estruturas e determinar mudanças no cálculo econômico, nesse sentido, ao contrário do pensamento neoclássico convencional, o mercado não é uma entidade separada dos agentes econômicos; não é a "mão invisível" que determina o andamento dos negócios (BELIK, 2001).

d) METODOLOGIA:A partir de alguns resultados obtidos em uma pesquisa realizada junto à produtores de laranja no município de Bebedouro/SP, acerca dos pools e condomínios, analisa-se a produção e funcionamento destas formas de organização do mercado.

e) RESULTADOS: A pesquisa revelou a presença das novas formas de organização social do mercado, de caráter associativista. Os pequenos e médios produtores, base social da maior parte da produção de frutas e em termos de número de propriedades envolvidas devem atender a requisitos não eminentemente estruturais para viabilizar sua inserção naquelas condições especiais. Os processos seletivos instaurados constituem redução dos custos de transação necessários, não só porque se calcam em comportamentos econômicos práticos dos produtores mas porque excluem produtores, ao determinar condições de excelência e justificativas para que os produtores isolados continuem recebendo remunerações menores. A análise mostrou que os pools e condomínios são, do ponto de vista das estratégias competitivas de reprodução, sintomas de incorporação e exclusão social.

Artigo apresentado no 32.o Encontro Anual do CERU (Centro de Estudos Rurais Urbanos da USP) - 2005

Data de Publicação: 17/05/2005

Autor(es): Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor