FATOR LOCACIONAL NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CARNE BOVINA: UMA ANÁLISE COMPARADA UTILIZANDO ESTATÍSTICAS DE PRODUÇÃO INSPECIONADA VERSUS PRODUÇÃO TOTAL

Resumo: Por meio do uso do Método de Análise Regional Estrutural-Diferencial, ou Shift-Share, foi possível captar o grau de convergência (divergência) entre as estimativas da produção inspecionada (IBGE) e da produção total (ANUALPEC), ao longo do tempo, com ênfase para o aspecto locacional. O objetivo foi o de verificar o grau de articulação da cadeia produtiva nas regiões geográficas do Brasil. A principal conclusão foi a de que as regiões Norte e Centro-Oeste avançaram de modo significativo, convergindo as simulações, pelo Fator Locacional, da produção inspecionada com a produção total, a taxas elevadas, enquanto nas demais regiões aumentou a divergência entre elas. Nesta situação encontra-se o Estado de São Paulo (Região Sudeste), onde, se somente o Fator Locacional interviesse, haveria uma mudança na composição entre a produção inspecionada e a não-inspecionada, em favor desta última. A perda da quantidade produzida de carne inspecionada e diminuição da proporção desta em relação à quantidade total revela a presença de dualismo tecnológico na pecuária de corte paulista, o qual seria ainda mais acentuado, não fosse a ação do Fator Tecnológico, graças ao qual o Estado de São Paulo manteve sua participação percentual relativamente elevada na produção nacional de carne bovina inspecionada (entre 15% e 18%).

Artigo apresentado no XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, em Ribeirão Preto-SP, no período de 24 a 17 de julho de 2005.

Data de Publicação: 03/08/2005

Autor(es): Abel Ciro Minniti Igreja (abelciro@iz.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Flávia Maria De Mello Bliska (bliska@iac.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Gisalda Carvalho Filgueiras (filgueirasgc@ig.com.br) Consulte outros textos deste autor
Sônia Santana Martins (soniasm@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Geovana Tirado (gtirado@iz.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor