COMÉRCIO EXTERIOR DE PRODUTOS DA FLORICULTURA EM 2004: DESEMPENHO E OPORTUNIDADES

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais produtos e parceiros comerciais da floricultura brasileira que se destacaram em 2004 e indicar possíveis caminhos para a expansão do setor. Foram utilizados, para a análise, os dados relativos a floricultura, disponíveis na Aliceweb da SECEX, enfocando principalmente o valor de exportação, por país de destino. Os dados foram agregados, para a análise, em quatro grandes grupos: bulbos, mudas, flores de corte e folhagens. Através da comparação dos dados entre os anos de 2004 com 2003 foram identificados os mercados e produtos em expansão e, portanto, com maior oportunidade imediata de negócios. Os parceiros comerciais da floricultura brasileira que mais compraram o nosso produto em 2004 foram: Holanda (US$11,7 milhões), Estados Unidos (US$5,1 milhões), Itália (US$2,2 milhões), Japão (US$1,2 milhões) e Reino Unido (US$525 mil). Os parceiros comerciais que mais aumentaram a compra do setor em 2004 foram: Bélgica (+1.525%), Rússia (+267%), Canadá (+216%), Portugal (+141%) e Espanha (+91%). A divisa com os produtos da floricultura brasileira e o crescimento do setor em 2005 provavelmente virão em grande parte desses mercados, sobretudo a partir da venda de mudas de ornamentais. Oportunidade de crescimento do setor com as flores frescas para buquês, principalmente com Estados Unidos e Holanda, é muito grande em 2005.

Artigo apresentado no XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, em Ribeirão Preto-SP, no período de 24 a 17 de julho de 2005.

Data de Publicação: 03/08/2005

Autor(es): Ikuyo Kiyuna Consulte outros textos deste autor
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