Pools e condomínios de produtores rurais: novas formas de organização do mercado e de mediação social na citricultura

Resumo: Os mercados particulares são estruturas sociais que articulam agentes definidores de produtos, preços e condições de pagamento específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações conflitivas entre os agentes econômicos, longe de serem determinadas apenas por fluxo contínuo e anônimo de fatores envolvendo a produção, a comercialização e o consumo. Situando-se a importância desta abordagem como mais complexa do que aquela centrada nas relações econômico-contratuais, defende-se a idéia de que o mercado é um objeto de investigação em busca de legitimidade teórica nas fronteiras da economia e da sociologia. A partir de alguns resultados obtidos em uma pesquisa realizada junto à produtores de laranja no município de Bebedouro, Estado de São Paulo, acerca dos pools e condomínios, analisa-se a produção e o funcionamento destas formas de organização do mercado através de alguns instrumentos da nova economia institucional e a vertente das estruturas sociais da economia, levando-se em consideração os alinhamentos culturais que existem entre os agentes econômicos. A análise mostrou que os pools e condomínios são, do ponto de vista das estratégias competitivas de reprodução, sintomas de incorporação e exclusão social.

Data de Publicação: 29/12/2005

Autor(es): Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor