Uma Opção Metodológica Para A Análise Da Segmentação De Mercados: Trajetórias Sociais Dos Empresários E Das Estratégias De Produção E Comercialização

RESUMO: Este trabalho visa apresentar uma opção de orientação metodológica, de caráter interdisciplinar, para se proceder à análise da segmentação dos mercados. Análises de mercado supõem que sejam identificados quais segmentos as empresas buscam atingir e quais os canais de distribuição utilizados para a colocação dos produtos no varejo. Este procedimento pode ser realizado através da identificação das trajetórias diferenciadas de ingresso e atuação dos empresários em segmentos de mercado (interno e externo). Estas trajetórias são em grande parte condicionadas por variáveis sociais, econômicas, gerenciais e culturais individuais que concorrem na definição de um determinado ambiente econômico setorial. Elementos teóricos da Sociologia e da Administração revelam-se importantes na fundamentação da abordagem metodológica proposta.

Palavras-chave: segmentação de mercado, trajetórias sociais, metodologia.

 

Data de Publicação: 28/02/2008

Autor(es): Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor