O MERCADO DE ÓLEOS VEGETAIS E O POTENCIAL DA CULTURA DO GIRASSOL NO BRASIL, 1993-96

SINOPSE: Estudou-se o potencial da cultura do girassol no Brasil, caracterizando o mercado brasileiro de óleos vegetais (em nível de varejo) e identificando os principais entraves ao desenvolvimento do complexo agroindustrial do girassol. Verificou-se que, apesar do grande crescimento do consumo interno do óleo de girassol com o Plano Real, do apoio dos processadores locais e dos institutos oficiais de pesquisa, o uso inadequado da tecnologia agrícola (associado .s vantagens climáticas da Argentina) têm dificultado a inserç | o da produç | o nacional de girassol no segmento de óleos vegetais.

Palavras-chave: Girassol, mercado brasileiro, óleos comestíveis, óleos especiais, óleo de girassol.

tec1-0298.PDF

Data de Publicação: 01/02/1998

Autor(es): Silene Maria de Freitas (silene.freitas@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Célia Regina Roncato Penteado Tavares Ferreira Consulte outros textos deste autor
Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor