Preços Agropecuários: alta de 1,21% na terceira quadrissemana de dezembro

            O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1,2 registrou alta de 1,21% na terceira quadrissemana de Dezembro de 2009. O IqPR-V (produtos de origem vegetal) fechou com variação positiva de 1,61% e IqPR-A (produtos de origem animal) em 0,22% (Tabela 1).

Tabela 1. Variação Percentual do IqPR, Estado de São Paulo, 3ª Quadrissemana de Dezembro de 2009.
 


              Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice, devido a sua importância na ponderação dos produtos, o IqPR praticamente não registra variação, fechando estável em 0,01%. O IqPR-V (cálculo somente dos produtos vegetais) tem uma queda e fecha negativamente em 0,19% (Tabela 1).
 

Tabela 2 - Variações das Cotações dos Produtos, Estado de São Paulo, 3ª Quadrissemana - Dezembro de 2009.
 
 

            Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas nesta quadrissemana foram: laranja para indústria (21,33%), carne de frango (10,53%), laranja para mesa (10,14%), ovos (7,44%), café (6,35%) e algodão (4,60%) (Tabela 2).

            Para as laranjas, de mesa e de indústria, a ocorrência da entrada do verão elevando o consumo de sucos impacta nas cotações no sentido da recuperação, uma vez que ainda estão muito inferiores aos observados no ano passado.

            A carne de frango, depois de atingir uma das cotações mais baixas dos últimos meses iniciou reação em período de aquecimento da demanda e dificuldades de escoamento da produção devido às chuvas torrenciais que ocorreram no Estado.

            Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços na terceira quadrissemana de dezembro foram: batata (40,21%), banana nanica (35,39%), tomate para mesa (24,93%), feijão (15,37%), amendoim (10,01%), leite tipo B (7,67%) e trigo (6,44%) (Tabela 2).

            A recuperação da produção de tomate e batata proporciona o retorno de seus preços a níveis mais compatíveis com seus padrões normais de variação sazonal.

            A primavera quente e excepcionalmente úmida favorece a formação dos cachos de banana aumentando a sua oferta em período de maior entrada de frutas no mercado, com grande concorrência entre elas e conseqüente redução de preços.

            Para o leite e carne bovina, a entrada no período de safra (melhoria das pastagens, isto é, mais alimento para os animais), com consequente aumento da produção, acarreta preços menores.
 

Figura 1 - Evolução dos índices quadrissemanais de preços agropecuários, 1ª quadrissemana de maio de 2009 à 3ª quadrissemana de dezembro de 2009.

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA).



            O comportamento da evolução dos índices quadrissemanais de preços mostra um recuo em relação à quadrissemana anterior de 0,9 ponto percentual para o IqPR e de 1,6 ponto percentual para o IqPR-V (produtos vegetais). Já o IqPR-A (produtos de origem animal), a tendência de alta continua, porém agora com menor intensidade em relação a última quadrissemana, ficando 0,7 ponto percentual acima, passando a registrar valor positivo.

            No período analisado, 8 produtos apresentaram alta de preços (5 origem vegetal e 3 de origem animal) e 12 apresentaram queda (9 vegetal e 3 animal).
___________________________________________________________________________________
1A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 16/11/2009 a 15/12/2009 e base = 16/10/2009 a 15/11/2009.

2 Artigo completo com a metodologia: Pinatti, E.; Sachs, R.C.C.; Angelo, J.A.; Gonçalves, J.S. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v.38, n.9, p.22-34, set.2008. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9573>

 


 

Data de Publicação: 04/01/2010

Autor(es): Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor