Terceira Estimativa de Safra Cafeeira Paulista, 2011/12

 

Celso Luis Rodrigues Vegro²

Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco³

José Alberto Ângelo4


Em agosto de 2011 os técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) visitaram 619 propriedades contendo talhões com lavoura de café.Nessas unidades de produção agrícola foram aplicados questionários estruturados previamente analisados e discutidos pela equipe de coordenação do trabalho. O escopo do levantamento mensurou as áreas (total e em produção); produção esperada; produtividade entre outros aspectos.


A produção paulista de café arábica foi estimada em 3.315.827 sacas de café beneficiado, montante aquém das 3.475.073 sacas contabilizadas na segunda estimativa produzida em abril desse ano. A quebra na quantidade colhida no Estado de São Paulo será de 4,58% (Tabela 1).


Tabela 1 – Estimativas da Safra Cafeeira 2010, Estado de São Paulo e Principais Cinturões, 3° Levantamento, Agosto de 2011

 

 

Fonte: CONAB/CATI/IEA.

A diminuição na quantidade colhida decorre fundamentalmente devido ao veranico ocorrido entre janeiro e fevereiro de 2011 na Alta Mogiana de Franca e no cinturão de Dracena (Alta Paulista). Tal distúrbio climático impediu o pleno enchimento dos grãos e reduziu o tamanho médio da peneira, exigindo mais produto processado para o alcance de uma saca beneficiada.

 

A área total de lavouras de café no território paulista foi estimada em 177.721 hectares. Subtraindo-se os 13.384 hectares de áreas em formação, portanto, sem produção, a área atual em produção, no ciclo 2011/12, atinge os 164.337 hectares cultivados.
Considerando apenas a área em produção, a produtividade estimada das lavouras paulistas alcançou a média de 20,18sc/ha. Na safra anterior, 2010/11, a estimativa de produtividade média das lavouras foi de 26,51sc/ha, ratificando que a corrente safra pertence a um ciclo de baixa.

 

A cafeicultura paulista perde áreas especialmente para as culturas da braquiária; cana de açúcar; eucalipto e seringueira. Tal fato, já apontado em levantamentos anteriores, pertence à trajetória de desenvolvimento da agropecuária paulista que trilha caminho de ganho de eficiência produtiva por meio da aplicação de técnicas agronômicas de manejo, que no caso do café são: o adensamento e a irrigação. Juntas, tais tecnologias impedem que a quantidade produzida exiba declínio, mas ao contrário, em ciclos de alta, ofereça até recordes na produção.

 

A área em formação de 13.384ha e população de plantas de 45,56 milhões de covas, sugere que o estande médio contenha 3.400pl/ha. Sob tal densidade de cultivo as novas lavouras estão sendo conduzidas visando a colheita mecânica, alta produtividade e qualidade, conferindo por meio de eficiência produtiva, elevada competitividade ao empreendimento.

 

Considerando o parque cafeeiro paulista como um todo, são contabilizada 517,47 milhões de covas, com crescimento de 0,86% frente ao levantamento de abril. A tendência de revigoramento do parque produtivo paulista continua e tal fenômeno contribui para que a lavoura permaneça enquanto uma das mais relevantes no Estado (R$1,47 bilhões – quinto lugar do ranking paulista).

 

Em agosto de 2011, o estoque de café depositado nas propriedades, cooperativas e armazéns contabilizava 1,46 milhões de sacas. Mesmo considerando que restavam nos cafezais 5,7% do total a ser colhido, tal quantidade estocada é baixíssima, pois a safra foi recém-colhida. Portanto, não houve recomposição de estoques e tal fato, poderá promover acentuada escassez do produto caso essa mesma situação seja observada nos demais estados produtores. A elevação das cotações do produto em plena colheita já denota o estresse em que se encontra o fluxo de comercialização.

 

¹ A pesquisa é resultado de trabalho conduzido pela parceria entre Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Instituto de Economia Agrícola (IEA), pertencentes à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Consulte o relatório completo com detalhe dos cinturões produtores em www.conab.gov.br .

 


² Eng. Agr. MS., Pesquisador Científico do IEA-APTA/SAA-SP. Email: celvegro@iea.sp.gov.br

³ Estatística, Pesquisador Científico IEA. Email: veralfrancisco@iea.sp.gov.br

4 Matemático, Pesquisador Científico do IEA. Email: alberto@iea.sp.gov.br

Data de Publicação: 09/09/2011

Autor(es): Celso Luís Rodrigues Vegro (celvegro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor