Preços Agropecuários: alta de 1,51% na primeira quadrissemana de julho

 

            O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1,2 registrou alta de 1,51% na primeira quadrissemana de julho de 2012. Separado em grupos de produtos, tanto o IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto o IqPR-A (produtos de origem animal) apresentaram variações positivas, respectivas de 0,87% e 3,24% (Tabela 1).
 

Tabela 1. Variação Percentual do IqPR, Estado de São Paulo, 1ª Quadrissemana – Julho/2012.

São Paulo

São Paulo - sem cana

IqPR

1,51

1,86

IqPR-V

0,87

0,45

IqPR-A

3,24

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA).


 

            Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, tanto o IqPR como o IqPR-V continuam positivos e fecham em 1,86% e 0,45%, respectivamente (Tabela 1).
 

Tabela 2. Variações das Cotações dos Produtos, Estado de São Paulo, 1ª Quadrissemana - Julho/2012




            Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na primeira quadrissemana de julho foram: tomate para mesa (52,75%), batata (26,78%), ovos (11,78%), carne de frango (10,70%) e trigo (7,74%) (Tabela 2).
 

            No tomate para mesa, a ocorrência de chuvas (inclusive de granizo) que reduziram a oferta nas regiões produtoras nas últimas semanas e a colheita de variedades mais valorizadas provocaram acentuada elevação de preços.
 

            A elevação dos preços da batata reflete o efeito das chuvas extemporâneas que dificultam a colheita do tubérculo e seu transporte ao mercado, associada à entrada de variedade mais valorizada.
 

            O reajuste nos preços dos ovos deu-se em virtude de uma menor produção no período, ajustando assim a oferta ao consumo e recuperando a defasagem das cotações do produto.
 

            Para a carne de frango, a redução do alojamento de pintinhos e assim ocasionando o ajuste da produção, em relação ao consumo no mercado interno, associada aos bons resultados das exportações resultaram na elevação das cotações.
 

            Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nesta quadrissemana foram: laranja para mesa (26,35%), feijão (13,60%), carne suína (8,01%), banana nanica (7,85%) e café (5,62%) (Tabela 2).
 

            A falta de mercado para laranja para indústria (combinação de grande safra com queda no volume exportado - especificamente para o suco não concentrado) deixou poucas alternativas ao citricultor e derruba o preço da laranja para mesa, soma-se ainda, a diminuição do consumo in-natura por partes dos consumidores nessa época do ano com temperaturas mais baixas.
 

            A entrada plena da safra da seca do feijão provocou a redução de seus preços, situação que se agrava com o excesso de umidade da leguminosa (que reduz a qualidade) no período de colheita.
 

            As baixas temperaturas prejudicam a qualidade da banana e reduzem a propensão ao seu consumo, levando à tradicional queda de preços nesta época do ano.
 

            No período analisado, 11 produtos apresentaram alta de preços (7 de origem vegetal e 4 de origem animal) e 8 apresentaram queda (6 vegetais e 2 de origem animal).
_______________________________________________________________________________________
¹A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 09/06/2012 a 08/07/2012 e base = 09/05/2012 a 08/06/2012.
 

²Artigo completo com a metodologia: Pinatti, E.; Sachs, R.C.C.; Angelo, J.A.; Gonçalves, J.S. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v.38, n.9, p.22-34, set.2008. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9573

Data de Publicação: 13/07/2012

Autor(es): Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor
Danton Leonel de Camargo Bini (danton.camargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor