Primeira Estimativa de Oferta e Demanda de Milho no Estado de São Paulo em 2013

As estimativas dedemanda de milho no Estado de São Paulo em 2012, da Câmara Setorial deMilho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA)do quarto levantamento do ano passado foram revisadas para baixo, nos segmentosde suinocultura e de exportações, conforme apresentadas na tabela 1. A queda doconsumo de milho pela suinocultura paulista, anteriormente estimada em 3,5%,foi revista para 2,5%, tendo em vista a melhoria da relação de trocamilho-suíno no último trimestre de 2012 e no primeiro bimestre de 2013. Aexportação do milho paulista em 2012 atingiu nível recorde, como reflexo dagrande demanda externa pelo cereal do Brasil, não atingindo, porém, o volumeesperado no quarto levantamento citado (700 mil toneladas).

Para 2013, asprimeiras estimativas indicam variações inversas às de 2012, com queda daprodução e de aumento do consumo no Estado de São Paulo. De acordo com olevantamento de previsão de safras da SAA de fevereiro de 2012, prevê-seredução de 4,4% da produção na primeira safra (milho de verão) e de ligeirocrescimento (1,8%) na segunda safra (milho safrinha).

Os dados da primeirasafra estão praticamente consolidados, em razão do ciclo da cultura ter seencerrado neste momento, enquanto os da segunda safra são passíveis de alterações durante o período de desenvolvimentoda cultura, dado o risco da ocorrência de geadas e de estiagens prolongadas,provocando frustrações da safra.

A disponibilidadeinterna de milho no Estado de São Paulo em 2013, portanto, cai 2,8% devido aonível do estoque inicial, que é menor que o de 2012 e à perspectiva de queda daprodução paulista (2,7%).

A primeira estimativada demanda total de milho no Estado de São Paulo em 2013 indica que a mesma praticamentese mantém, relativamente a 2012, em razão da estabilidade do consumo desegmentos importantes, como a avicultura de corte e a indústria moageira, além da expectativa de queda da exportação em relaçãoao excepcional volume embarcado em 2012.

 

 

Neste primeiro levantamentode 2013, o consumo de milho pelos segmentos de produção animal cresce 2,1% emrelação ao ano anterior, dada a melhoria do poder de compra do cereal peloscriadores neste início de ano.

A avicultura decorte, segmento de maior peso no consumo de milho, não aumenta sua demanda em2013, conforme previsão inicial da entidade representativa do setor na CâmaraSetorial de Milho. O segmento de postura, entretanto, mostra-se mais otimista,prevendo elevação do consumo em 5,0%. Em 2012, houve aumento do plantel de avespara postura, mas o consumo do milho foi parcialmente substituído por outrosgrãos de preços mais atraentes, como o sorgo e o milheto.

A suinoculturapaulista recupera em parte o nível de produção em 2013 e, em consequência, oconsumo de milho (1,5%). A pecuária bovina, tanto a de corte como a leiteira,eleva seus níveis de consumo do cereal (2,0% e 3,0%, respectivamente), prevendo-semelhoria das relações de preço de seus produtos em relação ao do milho. O consumode milho no segmento de outros animais cresce 5,2%, principalmente nos setoresda aquicultura e de animais de estimação (pets). 

Prevê-se que o Estadode São Paulo prossiga participando do significativo desempenho das exportaçõesbrasileiras de milho em 2013, tal como em 2012, dadas as condições favoráveisdo mercado internacional e da vantagem comparativa do produtor paulista emrelação aos produtores do Centro-Oeste quanto ao frete rodoviário, com a proximidadeao porto de Santos.

A importação de milhopelo Estado de São Paulo (de outras regiões do país ou do exterior) cresce em2013 (4,1%), em função da redução da disponibilidade interna (2,8%) e doaumento do consumo (1,2%). O volume de importação corresponde a 51% do consumoestimado.

 ____________________________________________________

1Cadastrado noSIGA, NRP 4470.

Palavras-chave: cadeia produtiva, câmara setorial, consumo, produção.

Data de Publicação: 12/04/2013

Autor(es): Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor
Maximiliano Miura (maximiliano.miura@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor