Segunda Estimativa de Oferta e Demanda de Milho no Estado de São Paulo em 2015

A segunda estimativa de oferta e demanda de milho no Estado de São Paulo em 2015¹, confirma a recuperação do suprimento, com a expansão da produção da primeira safra para 2,619 milhões de toneladas e da segunda com 1,871 milhão de toneladas do cereal, respectivamente de 7,8% e 53,5%, em relação ao ano anterior (Tabela 1).


 


 

O consumo animal confirmou a forte demanda de 2015, ratificando as expectativas dos técnicos e representantes dos segmentos da cadeia produtiva do milho no Estado de São Paulo, para os criadores de aves de corte e de postura, do crescimento entre 5% e 6%, respectivamente. E para os suinocultores, a demanda de milho com um acréscimo de 2,5% tem se confirmado.

Foi consagrado um aumento da atividade industrial para o ano de 2015, com consumo de 1,380 milhão de toneladas de milho e a oferta do não comercial em 486 mil toneladas, correspondendo respectivamente a 2,6% e 0,2% do consumo total do Estado de São Paulo. Com a elevação do dólar, o setor poderá ganhar margens, dinamizando a atividade industrial.

Ademais, o Estado de São Paulo consumiu 8.345 mil toneladas de milho em grão, ou seja, 3,2% a mais que em 2014. Houve redução de 10,8% no volume importado de outros estados (4.439 mil toneladas), devido à elevação de 23,1% da produção e ao aumento dos estoques, o que contribuiu para os ajustes dos preços recebidos pelo produtor.

_________________________ 

¹Câmara Setorial de Milho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

²Levantamentos de previsão de safras Instituto de Economia Agrícola/Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (IEA/CATI)

Palavras-chave: câmara setorial de milho, consumo, demanda, oferta, produção.

 

 

 

 

Data de Publicação: 09/12/2015

Autor(es): Maximiliano Miura (maximiliano.miura@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Roberto Da Silva (josersilva@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor