RESUMO
ESTRUTURA DO MERCADO BRASILEIRO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS

Lilian Cristina Anefalos
Joaquim J. M. Guilhoto

Este trabalho tem como objetivo estudar a estrutura do setor de flores e plantas ornamentais do Brasil e verificar as perspectivas de suas inserções no comércio internacional, pois nos últimos anos têm ocorrido esforços na estruturação do mercado, ampliação do mix de espécies e variedades, profissionalização dos agentes da cadeia produtiva e maior facilidade de acesso a novas tecnologias de produção. Foi analisada a estrutura deste setor, tendo como referência o ano de 2000, com base na teoria insumo-produto e nos métodos de construção de matrizes para obtenção do modelo de insumo-produto e para o cálculo de multiplicadores, índices de ligações (Rasmussen-Hirschman e puros) e campos de influência. Os resultados permitem entender melhor o impacto desse setor na economia brasileira e avaliar sua competitividade e desempenho no mercado internacional.

Palavras-chave: floricultura, insumo-produto, mercado internacional.

   
ABSTRACT
THE BRAZILIAN MARKET STRUCTURE ON FLOWERS AND ORNAMENTAL PLANTS

The objective of this paper is to analyze the structure of the flower and ornamental plants sector of Brazil and to verify the perspectives of its insertion in the international traded. The last years have seen efforts towards structuring the market, increasing the species and  varieties mix, professionalizing the producttion chain actors and easing the access to new production technology. Starting with reference year 200, we analyzed the sector´s structure based on both the input-output theory and the matrix construction methods in order to obtain the input-output model and to calculate the multipliers, linkage indexes (Rasmussen-Hirschman and pure indexes) and influence fields. The results provided a better understanding of the impact of this sector on the Brazilian economy and an evaluation of its competitiveness and performance in the international market.

Key-words: floriculture, input-output, international market.

JEL Classification: C67, D57, R15.

   
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