MERCADO: ORDENAÇÃO FORMAL E INFORMAL DA INTERAÇÃO SOCIAL

Resumo:

Os mercados particulares são estruturas sociais que articulam agentes definidores de produtos, preços e condições de pagamento específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações conflituosas entre os agentes econômicos que estão longe de serem determinadas por fluxo contínuo e anônimo de fatores envolvendo a produção, comercialização e consumo. O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, analisar a reprodução e funcionamento das formas de estruturação do mercado. Em segundo, busca-se, através da legitimação das fronteiras teóricas entre sociologia e economia, encontrar seus pontos de intersecção. Assim, o trabalho se desenvolve das perspectivas da Nova Economia Institucional (Williamson e North) e das estruturas sociais da Sociologia Econômica (Bourdieu e Granovetter), levando em consideração os alinhamentos culturais que existem entre os agentes econômicos. As transformações na estrutura e interação social da citricultura paulista e do setor canavieiro revelam elementos organizacionais fundamentais, enquanto estratégias de recriação da estrutura social que, através dos processos de seleção social, encontram um caminho para responder aos desafios colocados pelos padrões de concorrência e competitividade atuais.

Trabalho apresentado no XXIX  Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais - ANPOCS. Caxambu-MG, 25 a 29 de outubro de 2005.

Data de Publicação: 03/11/2005

Autor(es): Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Thomaz Fronzaglia (thomazfronzaglia@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor