Inflação Acelera no Campo em Setembro de 2020


 

O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)23 fechou o mês de setembro de 2020 com forte alta em relação ao mês anterior (Tabela 1).

 

 

Num movimento crescente, acelerado pelos principais alimentos da cesta básica da dieta brasileira, o índice de preços no campo partiu de uma alta de 3,27% em agosto para um reajuste que chegou aos 5,57% em setembro. Nessa elevação, tanto os produtos de origem vegetal (IqPR-V), que subiram 5,50%, quanto os de origem animal (IqPR-A), que cresceram 5,74%, contribuíram com essa preocupante ascensão do índice geral de preços.

Quando a cana-de-açúcar (que tem pesos em torno de 30% no IqPR e 50% no 
IqPR-V) é excluída do cálculo do índice na ponderação dos produtos, o IqPR (sem cana) e o IqPR-V apresentaram elevações mais significativas, subindo respectivamente 6,43% e 7,06%. Destaca-se nessa comparação o peso que a atividade canavieira exerce no cálculo ponderado dos índices geral e vegetal (Tabela 1).

Destacaram-se as altas no mês de setembro/2020 (o sétimo sob o impacto da covid-19) os seguintes produtos: arroz (27,13%), banana nanica (24,04%), amendoim (19,47%) e laranja para mesa (12,16%). Também apresentaram elevações consideráveis de preços nesse mês a soja (11,90%), o leite cru refrigerado (11,73%) e o feijão (10,94%) (Tabela 2).

 

 

Em prol de uma rentabilidade maior, a taxa de câmbio tem beneficiado diretamente os agropecuaristas que destinam seus produtos ao mercado externo, mas também estimulam a especulação, pois tornam o preço dos produtos mais caros aos importadores, trazendo vários reflexos em diferentes elos da cadeia. Para o arroz, o aumento das exportações ocasionado pela valorização do produto em dólar e pela maior demanda internacional, reflexo da menor oferta nas safras dos principais países produtores (como a Índia), apresentaram-se como indutores do desequilíbrio do mercado rizicultor no mercado brasileiro. Numa realidade na qual a disponibilidade de arroz no mercado mundial não sustenta uma fluidez estável na distribuição do produto que garanta a reposição dos estoques varejistas, a retirada da tarifa de importação pelo governo federal não tem garantido ainda a normalidade da oferta e a baixa nos preços (Figura 1).

 

Dessa forma, quem ainda tem o produto segura-o para estimular a elevação dos preços, para desaguá-lo seja no mercado interno ou externo.

 

2 - ACUMULADO DOS ÚLTIMOS 12 MESES PARA O IQPR

No acumulado de setembro/2019 a setembro/2020, todos os índices apresentaram reajustes positivos (Figura 2).

Nesse intervalo, o IqPR variou positivamente em dez meses (Figura 3), num acúmulo de reajuste de 31,73% (Figura 2). Desde o mês de maio/2020, visualizando em específico o índice animal, diagnostica-se uma subida preocupante de quase três vezes nos preços desse grupo de produtos (com acúmulo de reajuste de 42,68% nos últimos 12 meses) (Figura 2), o que tem colocado o setor agropecuário numa rota de pressão inflacionária.

 

Nesse intervalo de 12 meses, o IqPR-V (vegetal) subiu 27,57%. Dentre os 18 produtos levantados, 17 produtos tiveram variações positivas (Tabela 2). A banana nanica, devido a mudanças metodológicas, não apresentou base de comparação nesse período. Destacou-se nesse intervalo a alta do arroz (134,78%) (Tabela 2).

  

 

 

1Os autores agradecem as sugestões da Pesquisadora Científica Silene Maria de Freitas.

 

2A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 01 set. 2020 a 30 set. 2020 e base = 01 ago. 2020 a 30 ago. 2020.

3Artigo completo com a metodologia: PINATTI, E. et al. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v. 38, n. 9, p. 22-34, set. 2008. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/publicacoes/tec3-0908.pdf. Acesso em: 08 out. 2020 

 

Palavras-chave: IqPR, índice, preços recebidos, índices agrícolas, variações, indicadores.

 

 

 

 

 

COMO CITAR ESTE ARTIGO

 

PINATTI, E., BINI, D. L. C., MIURA, M. Inflação Acelera no Campo em Setembro de 2020. Análises e Indicadores do Agronegócio, São Paulo, v. 15, n. 10, out. 2020. Disponível em: colocar o link do artigo. Acesso em: dd mmm. aaaa.

Data de Publicação: 22/10/2020

Autor(es): Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Danton Leonel de Camargo Bini (danton.camargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Maximiliano Miura (maximiliano.miura@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor