Volume 50, n. 1, 2003 | Volume 49, n. 2, 2002 | Volume 49, n. 1, 2002 | Volumes anteriores


Volume 49, nº 1, 2002Margens de Comercialização e Causalidade de Preços de Sardinha, 1984-1996
Lúcio Fagundes, José R. Vicente, Mario A. Margarido

RESUMO: Analisaram-se preços de sardinha em níveis de produtor, atacado e varejo, e a quantidade desembarcada em portos do Sudeste e Sul do Brasil, no período 1984-1996. Foram utilizados testes de causalidade, modelos univariados ARIMA e estruturais. Os resultados mostraram que as margens de comercialização do produto in natura e industrializado aumentaram no período. Os resultados dos testes de causalidade confirmaram a importância dos atacadistas na formação de preços do produto in natura. Avaliações das previsões efetuadas com os modelos estimados indicaram resultados inadequados para uma das séries de preços recebidos pelos produtores e para a quantidade desembarcada.
 



Evolução do Fluxo de Comércio de Produtos da Pauta Agrícola no MERCOSUL
Valquíria da Silva

RESUMO:  Esse estudo teve como objetivo analisar a evolução dos fluxos bilaterais de comércio no MERCOSUL, para um conjunto de capítulos de produtos denominado pauta agrícola, no período 1984-1998, empregando o indicador de intensidade relativa bilateral. Os resultados obtidos indicaram que, embora os fatores geográfico, histórico e/ou cultural sejam variáveis estruturais explicativas importantes, a assinatura do acordos preferenciais de comércio no Cone Sul foi relevante para o forte dinamismo observado no comércio intrabloco. No entanto, a persistência de diferenças sócio-econômicas profundas entre esses países tem atenuado os efeitos positivos da integração.
 


Transformações Tecnológicas e a Força de Trabalho na Agricultura Brasileira no Período 1990-2000
Otavio Valentin Balsadi, Maria Rosa Borin, José Graziano da Silva, Walter Belik

RESUMO: O texto analisa a demanda da força de trabalho agrícola nos estados e re-giões brasileiras  no período 1990-2000, estimada com base na área cultivada e nos coeficientes técnicos de absorção de mão-de-obra, por hectare e por grupos de operações de cultivo. Os resultados mostraram que, em função das mudanças tecnológicas, principalmente com a mecanização da colheita das grandes culturas, houve uma redução significativa de 21,5% na demanda global de mão-de-obra na agricultura brasileira. No período considerado, apenas seis culturas responderam por cerca de 70% do total da demanda: arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, mandioca e milho. Algumas simulações feitas para avaliar o efeito da utilização das tecnologias mais modernas em todas as áreas produtoras das principais culturas, principalmente a mecanização da colheita, evidenciaram que ainda pode haver redução de cerca de 60% na demanda total de mão-de-obra agrícola.
 


Auxílio das Imagens de Satélite aos Levantamentos por Amostragem em Agricultura
Alfredo José Barreto Luiz, Júlio César Oliveira, José Carlos Neves Epiphanio, Antonio Roberto Formaggio

RESUMO: Levantamentos agrícolas por amostragem são atividades necessariamente freqüentes no tempo, devido à dinâmica e sazonalidade próprias da agricultura, e que precisam ser realizados sobre extensas áreas. O costumeiro compromisso entre os custos dos levantamentos e a precisão e confiabilidade dos dados estabelecem um desafio para que novas técnicas sejam desenvolvidas no sentido de permitir uma diminuição dos custos sem comprometimento da qualidade da informação. O auxílio de fotografias aéreas na localização, identificação e quantificação das áreas de talhões agrícolas, utilizado no passado, tem um custo proibitivo no que diz respeito à atualização constante do material de referência. As imagens de satélite, com um custo muito menor por unidade de área monitorada e uma resolução temporal muito mais alta do que a dos levantamentos aerofotogramétricos, são uma opção técnica e economicamente viável. É apresentado um método de preparo e utilização de material de campo e é descrita a realização de um levantamento em três municípios do Estado de São Paulo.
 


Consumo Residencial Médio de Água Tratada: uma aplicação de modelos de séries temporais em Piracicaba
Ana Maria Pereira Amaral, Ricardo Shirota

RESUMO: O trabalho analisa os efeitos dos componentes sazonais e de ciclo-tendência do consumo de água e estima a demanda média de água para a cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, utilizando métodos de séries temporais e de decomposição - X11, para o período de 1990 a 1999. Os modelos de séries temporais usam o passado da série para explicar o consumo atual. Os resultados mostram que o consumo médio tem comportamento sazonal e que existe tendência de queda no consumo residencial médio nos últimos dez anos. Os modelos de Box e Jenkins mostram esse comportamento sazonal, com parâmetros nas defasagens seis e doze. Nos modelos de função de transferência, a única variável significativa para explicar o consumo foi a temperatura. Com base nos modelos e dados utilizados, o estudo conclui que o consumo de água em Piracicaba pode ser explicado principalmente pelo consumo passado da série e temperatura
 


Competitividade e Tendência da Produção de Manga para Exportação do Nordeste do Brasil
Jaênes Miranda Alves, Heloisa Lee Burnquist

RESUMO: Analisou-se a competitividade e a tendência da produção de manga para exportação da Região do Nordeste do Brasil e os efeitos de políticas governamentais sobre suas cadeias produtivas. Estas cadeias são comparadas em função das diferenças de: sistema de produção agrícola (com os níveis tecnológicos 1, com a técnica da indução floral, e 2, sem a técnica), unidades de beneficiamento e as alternativas de exportações pelos portos de Salvador, Mucuripe, Suape e Natal. O instrumental utilizado foi a Matriz de Análise de Política. Os resultados das variáveis e indicadores privados e sociais permitem concluir o nível tecnológico 1 como o de melhor desempenho, e que todas as cadeias apresentaram competitividade e vantagens comparativas, mesmo sob efeitos negativos de políticas públicas. O desempenho satisfatório, em termos privados, das cadeias produtivas adotadas no nível tecnológico 1 (predominante na região) e que não foi observado no nível tecnológico 2, permite concluir que a produção de manga para exportação no Nordeste brasileiro apresenta perspectivas positivas e tendência de expansão.
 


Distribuição da Área Agrícola: as grandes regiões do Brasil na década de 90
Mário Pires de Almeida Olivette, Denise Viani Caser, Ana Maria Montragio Pires de Camargo

RESUMO: O presente trabalho procurou determinar as mudanças ocorridas nos padrões de cultivo no Brasil e em suas cinco Regiões: Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, na dé-cada de 90, em dois períodos distintos: 1990-94 e 1995-99, através da determinação das áreas cedidas ou incorporadas pelas 62 principais culturas e pastagens natural e cultivada. Os dados básicos utilizados foram os da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De forma geral, observou-se que a agropecuária teve ganhos de área na busca da competitividade, principalmente na pastagem cultivada e na cultura da soja, entre outras atividades de maior expressão econômica, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor agrícola brasileiro durante a década de 90.