Palestra "Nanotecnologias e Agricultura"

05/11/09
Palestra 'Nanotecnologias e Agricultura' 
            No Evento serão apresentados os principais resultados da pesquisa, conduzida no âmbito do Instituto de Economia Agrícola,  sobre os impactos da nanotecnologia na cadeia de produção da soja brasileira, com debate sobre as possíveis aplicações dessas tecnologias na agricultura e na indústria agroalimentar. O cenário esperado aponta para a introdução de novas práticas de manejo no campo, inovações na fabricação e utilização de insumos agroquímicos e de máquinas, sofisticação dos processos de transporte e de embalagens de produtos, e incluem novos conteúdos na composição dos produtos alimentícios. No emergente mercado de produtos nanotecnológicos, empresas multinacionais já oferecem resultados em áreas como medicina, farmacêutica, cosmética, têxtil, automobilística e agrícola.

Palestrante: Soraia de Fátima Ramos (IEA), Richard Domingues Dulley (Aposentado IEA);
Debatedor: Odílio Benedito Garrido de Assis (EMBRAPA- São Carlos)

Lançamento dos livros:
1-“Estudo sobre os impactos da nanotecnologia na cadeia produtiva da soja brasileira”, de autoria de Paulo Roberto Martins e Soraia de Fátima Ramos (Orgs.), Richard Domingues Dulley, Elizabeth Alves e Nogueira, Roberto de Assumpção, Sebastião Nogueira Junior, André Luiz de S. Lacerda e Marisa Zeferino Barbosa.

2-“Agronegócio: desenvolvimento, meio ambiente e sociedade – Ciclo de Debates IEA 65 Anos” reproduz as palestras proferidas no Instituto de Economia Agrícola (IEA), por ilustres convidados, em 2007, por ocasião das comemorações dos 65 anos da Instituição. Os textos mantêm atualidade, cujos autores são os seguintes:
Dr. Luiz Carlos Bresser Pereira; Dr. Roberto Rodrigues; Dr. Xico Graziano; Dr. Gilberto Dupas; Prof. Dr. Fernando Bento Homem de Melo; Prof. Dr. Décio Zylbersztajn; Prof. Dr. Guilherme Leite da Silva Dias; Prof. Dr. Ricardo Abramovay; Dr. José Roberto Mendonça de Barros; Dr. José Garcia Gasques; Prof. Dr. Arílson Favareto; Profª. Dra. Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco; Profª Dra. Maristela Simões do Carmo; Dra. Marilena Igreja Lazzarini; Dr. Ivan Wedekin; Dr. Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros

Data de Publicação: 20/10/2009

Autor(es): Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor