Evolução do comércio agrícola brasileiro segundo o valor adicionado

Resumo:

Este trabalho procura analisar a dinâmica do comércio agrícola brasileiro do ponto de vista do conteúdo de valor adicionado nas commodities durante o processo produtivo. O desempenho das exportações brasileiras foi examinado a partir da combinação dos conceitos de posicionamento e eficiência dos produtos no mercado internacional. Utilizando informações do valor das exportações e importações de 187 produtos agrícolas, obtidos no FAOSTAT database, referentes ao período de 1988-2002, concluiu-se, inicialmente, que apenas metade das exportações agrícolas brasileiras, 50,49%, é dirigida a mercados em expansão. Além disso, 76,43% dos produtos que se destinam a estes mercados são primários, 13,51% semiprocessados e 10,06% processados. Isto indica que o comércio agrícola não evoluiu no sentido de incorporar progressivamente mercadorias que geram mais valor adicionado, o que é desejável num país em desenvolvimento.

Artigo apresentado no XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural -25 a 28 julho, Cuiabá, MT.

Data de Publicação: 26/08/2004

Autor(es): Cesar Roberto Leite da Silva (crlsilva@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor