O Varejo De Alimentação No Brasil: Concentração Via Fusões E Aquisições

Resumo: O varejo de alimentação no Brasil é hoje representado pelos grandes supermercados. Nos anos noventas, o setor apresentou significativa reestruturação e tendência a concentração via fusões e aquisições. Em 1999 o faturamento do varejo no Brasil foi de R$60 bilhões e a análise realizada indicou que os 5 maiores supermercados são responsáveis por 59,9% das vendas, relativamente ao faturamento total dos 300 maiores. Observou-se, ainda, a entrada de investimentos externos através de aquisições e novas estratégias dos supermercados nacionais em resposta ao aumento da competitividade, como aquisições de supermercados regionais e melhoria na qualidade de atendimento ao consumidor.


THE BRAZILIAN FOOD RETAIL MARKET:
concentration by mergers and acquisitions


Abstract: The food retail in Brazil is represented by big supermarkets. In 90’s years, the sector presented significant restructuring and tendency of concentration by mergers and acquisitions. In 1999 the sector total revenues was R$60 billion and the analysis indicate that the five majors supermarkets in Brazil are responsible for 59,9% considering the total of 300 major’s gross revenues. Also the entry of external capital investments by acquisitions in this sector was observed and the local players adopted new strategies in response for the new level of competition as acquiring many small regional supermarkets and improving the quality of customers attendance.
 

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Data de Publicação: 16/08/2000

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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