Flutuações sazonais de preço, quantidade e markup de produtos olerícolas em São Paulo, 1971-87

O presente estudo tem por objetivo analisar as flutuações sazonais do "markup" de varejo em três equipamentos (feira-livre, supermercado e quitanda) em relação ao volume de oferta no atacado da Cidade de São Paulo e aos preços no atacado e varejo em três subperíodos (1971-76, 1977-82 e 1983-87). Utilizou-se de quantidades e preços de alface, repolho, cenoura, pimentão e tomate no atacado, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e preço, os no varejo, do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Os padrões de variação estacional revelam que a quantidade ofertada e o "markup" variam no mesmo sentido, ou seja, no período de safra, o ''markup" e maior que na entressafra. Dada a maior amplitude de variação dos preços de atacado em relação a dos de varejo, o "markup'' oscila em sentido inverso ao dos preços. No período 1983-87, as amplitudes de variação estacional de ''markup'' e de preço, os foram mais acentuadas do que nos períodos anteriores.

Data de Publicação: 01/01/1989

Autor(es): Lidia Hathue Ueno Consulte outros textos deste autor
Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor