Novembro/2004 | Setembro/2004 | Junho/2004  |
Abril/2004 | Fevereiro/2004  

Previsões e estimativas das safras agrícolas do Estado de São Paulo, Fevereiro de 2004

            Os resultados da 3a previsão e estimativa da safra agrícola do Estado de São Paulo foram obtidos de levantamento realizado em fe-vereiro de 2004, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) (Tabela 1). A partir desse levantamento foram alteradas as composições dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) de São Paulo e de Registro. Conforme Resolução SAA no 32, de 05 de julho de 2002, as Casas de Agricultura de São Lourenço da Serra e de Juquitiba, antes subordinadas ao EDR de São Paulo, passaram a integrar o EDR de Registro. Também, desde fevereiro, o IEA e a CATI estão disponibilizando as estatísticas de produção de triticale.
            As informações finais para a safra 2003/04 de batata das águas confirmaram os resultados já obtidos em levantamentos anteriores, de queda de área (3,7%) com elevação de produtividade (4,1%), quando comparados com os da safra passada. Para o feijão das águas, foram registrados aumentos na área plantada (4,9%), de produtividade (12,2%) e de produção (17,7%), em relação à correspondente safra 2002/03.
            Neste levantamento, para as culturas anuais de verão, os resultados confirmaram, de certo modo, as tendências captadas em novembro de 2003. Assim, aumentos de área foram registrados para algodão (29,4%), amendoim das águas (19,6%) e soja (20,2%). Retração de área foi verificada para a lavoura de milho (5,0%); enquanto para a de arroz calcula-se uma estabilidade. Com relação ao rendimento e à produção, os levantamentos subseqüentes permitirão uma melhor avaliação. Contudo, a previsão de fevereiro revela expectativa de produtividades agrícolas maiores que aquelas obtidas na safra anterior para os produtos acima citados, exceção feita ao algodão.
            As primeiras informações para as culturas da seca, safra 2003/04, indicam para amendoim ganhos de 2,1% na área e de 8,5% na produtividade da terra, comparativamente à safra passada. Para a cultura da batata são esperadas diminuições de área (3,3%) e de produção (11,2%), agravada pela queda de 8,2% no rendimento agrícola.
            Há expectativa de redução de área de feijão da seca de 31,0%, principalmente na tradicional região produtora do Estado - EDRs de Avaré e de Itapeva - justificada pelos altos custos de produção e pela incidência da mosca branca devido ao avanço da soja, que provocou perda para muitos produtores. Na região oeste do Estado (Araçatuba e Andradina) a ocorrência de pouca chuva pode ter influenciado no não plantio de feijão da seca.
            A produção inicialmente esperada, para a safra agrícola 2003/04 de cana-de-açúcar, é de 234,1 milhões de toneladas, volume 2,7% superior ao registrado na safra passada. A previsão de área é de 2,1% a mais que a registrada na safra anterior, reflexo da reativação de antigas usinas e destilarias.
            Quanto à cultura do milho safrinha, apesar de o aumento de área estar estimado em 6,0%, há indícios de que a produtividade seja de 9,1% menor que a do ano agrícola anterior.
            Para a soja safrinha, são esperados acréscimo de 45,2% de área e estabilidade na produtividade, o que poderá resultar em semelhante aumento de produção.
            A produção paulista de café poderá alcançar 3,56 milhões de sacas beneficiadas, 25,6% maior que a obtida na safra 2002/03, principalmente por conta da bianualidade da lavoura, em uma área de 242,37 mil hectares, 2,5% menor que a da safra passada.
            Na cultura da banana estimam-se retrações na área (1,9%) e na produção esperada (1,8%), comparativamente à safra agrícola passada.
            Na citricultura, a segunda previsão para a safra agrícola 2003/04 aponta para estabilidade na área total plantada com laranja (0,2%), e aumento da produtividade (3,5%), em função da melhoria das condições climáticas ocorridas durante a florada, comparativamente àquela observada na safra anterior, com produção que poderá atingir 337,1 milhões de caixas de 40,8 quilos.
            O 4o levantamento das safras agrícolas do Estado de São Paulo, a ser efetuado em abril, deverá trazer informações mais precisas sobre produções e produtividades, para o ano agrícola 2003/04.

Amendoim da seca
Mandioca para mesa
Mandioca para indústria
Tomate envarado
Tomate rasteiro

Denise Viani Caser
Ana Maria Montragio Pires de Camargo
Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco
Carlos Nabil Ghobril
Mário Pires de Almeida Olivette

Quadro comparativo de área, produção e rendimento dos principais produtos vegetais, Estado de São Paulo, safra 2003/04 relativamente a 2002/03 - 3º Levantamento
Total do Estado

Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2003/04 - 3º Levantamento
Algodão em caroço, Amendoim das águas
Amendoim da seca, Arroz de sequeiro
Banana, Café beneficiado
Cana para indústria, Cana para forragem
Feijão das águas, Feijão da seca
Laranja
Mandioca para indústria, Mandioca para mesa
Melancia, Milho, Milho safrinha
Soja, Tomate envarado, Tomate rasteiro
 

Estatísticas da produção vegetal, por produto, total do Estado de São Paulo, safra 2003/04 - 3º Levantamento
Outros vegetais

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2003/04, º Levantamento, Fevereiro de 2004
Algodão, Amendoim das águas
Banana, Café beneficiado
Feijão das águas, Feijão da seca
Mandioca para indústria, Mandioca para mesa
Soja, Tomate envarado, Tomate rasteiro