Estudo de Mercado para Produtos Orgânicos Através de Análise Fatorial

RESUMO

Nos últimos anos, com o consumo crescente de alimentos mais naturais, têm surgido questionamentos sobre a competitividade de produtos orgânicos em relação a outras fontes de alimentos como os convencionais, transgênicos, ecológicos e outros. Assim, constituiu-se objetivo deste artigo, identificar os fatores relevantes na decisão de consumo de alimentos orgânicos. Para tanto foi utilizada uma amostra, composta de 138 consumidores do Estado de São Paulo. O tratamento dos dados foi realizado através de técnicas da estatística descritiva e multivariada, a análise fatorial. Os resultados evidenciaram cinco principais Fatores de Competitividade, cujas variáveis foram agrupadas conforme segue: (a) o primeiro fator diz respeito aos aspectos legais e de certificação; (b) o segundo fator está relacionado à ética da empresa; (c) o terceiro fator é relativo ao preço e à comercialização; (d) o quarto fator se ocupa das influências políticas e por último; (e) o quinto fator, diz respeito às questões ambientais. Outro resultado importante evidenciado foi a melhora do meio ambiente, como o aspecto que mais influencia os consumidores na tomada de decisão para a compra de produtos orgânicos. Como recomendação final, este estudo sugere ajustar a demanda do produto orgânico, que se mostrou favorável a um consumidor exigente, tornando-o assim, uma realidade viável e acessível a um mercado crescente.

Palavras-Chave: agronegócios – orgânicos - competitividade

Trabalho apresentado no XLI Congresso Brasileiro da SOBER, 27 a 30 de julho de 2003, Juiz de Fora - MG

Data de Publicação: 05/08/2003

Autor(es): Marta F. Sambiase Lombardi Consulte outros textos deste autor
Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Roberto Giro Moori (rgmoori@mackenzie.com.br) Consulte outros textos deste autor